Este percurso ambiental em Évora deve o seu nome ao Aqueduto da Água da Prata, uma obra de engenharia notável que permitia o transporte de água desde as Fontes da Prata (Graça do Divor) até ao chafariz da Praça Grande (hoje Praça do Giraldo), bem no centro de Évora.
O aqueduto, construído a partir do século XVI, percorre cerca de 18 km com um desnível de pouco mais de 20 metros. O percurso propriamente dito começa na estrada Évora-Arraiolos (R114-4). Mas há 3 acessos possíveis para iniciar o passeio. Se decidir começar logo pelo princípio, deixe o carro no parque de estacionamento perto do aqueduto e siga a pé ou de bicicleta.
Em primeiro lugar, o Percurso da Água da Prata leva-o perto do Alto de São Bento. Depois, já do lado direito da estrada, percorrem-se campos e quintas, num trajeto sempre encostado ao aqueduto.
São 8,3km de percurso ambiental (só ida), quase sempre com vista panorâmica sobre Évora, atravessando campos de montado e quintas. Pode regressar à cidade pelo mesmo caminho ou entrando na ecopista perto da pequena Igreja de Nossa Senhora dos Aflitos, fazendo assim 16km. Para fazer lentamente a pé, de preferência. De BTT é mais difícil pois vai ter que subir e descer pequenos lanços de escadas para alternar entre os dois lados do aqueduto. Escolha o seu desafio.
Estado do Trilho OK! Sem problemas reportadosDistância: 8.0 km Dificuldade: Fácil Tipo: Linear Marcações: Não Coordenadas GPS Início: 38.5813, -7.9231 ( Ver no Google Maps ) Distrito: Évora Concelho: Évora
- Mochila confortável (10l a 40l)
- Comida e água q.b
- Calçado e roupa adequada/confortável para caminhadas
- Casaco impermeável ou Corta Vento
- Protetor solar, chapéu e óculos de sol
- Repelente de insetos
- Lanterna/Headlamp
- Um saco para colocarem o vosso lixo
- GPS ou Telemóvel com aplicação GPS, track do percurso e mapas offline (ex: Wikiloc)
- Bastões de caminhada
- Powerbank
- Kit de primeiros socorros