Trilhos & Caminhadas
  • HOME
  • PERCURSOS
  • CALENDÁRIO
  • FÓRUM
  • MEUS PERCURSOS
  • CONTACTOS
  • X
    Gostou do nosso conteúdo? Apoie-nos com um donativo no GoFundMe. A sua contribuição é fundamental para continuarmos a crescer! Obrigado!

    PR1 - Rota dos Milagres da Nazaré ( NZR )

    Classificação: 0 avaliações
    foto_6541foto_6542foto_6543foto_6544foto_6545foto_6546foto_6547foto_6548foto_6549foto_6550

    Descrição do Percurso

    O percurso começa no Sítio, no largo em frente ao Santuário de Nossa Senhora da Nazaré, dirigindo-se depois para o Forte de S. Miguel Arcanjo, onde foi instalado um farol no início do século XX. Chega-se ao Forte por um trilho ao longo das falésias do promontório, que possuem uma formação geológica rica e interessante. Do Forte, desce-se por um trilho e depois por uma escadaria rudimentar até à Praia do Norte.

    Continua-se para norte pela orla do areal até um caminho largo e bem definido. Na curva, onde este caminho inflete para a direita, em direção ao parque aquático, continua-se em frente por um trilho entre a vegetação dunar, destacando-se a camarinha pela sua originalidade. Após cerca de 70 metros, este trilho leva ao interior da floresta do Pinhal da Casa de Nossa Senhora da Nazaré. Por aceiros e caminhos arenosos, chega-se à ponta sul do parque eólico junto à torre nº6, com as suas longas pás rodando incessantemente.

    Caminha-se agora para leste até à estrada de asfalto, que se atravessa, continuando ao longo do aceiro por mais 380 metros até surgir outro aceiro no sentido sul-norte. Atravessa-se este, tomando um caminho florestal à direita, que conduz ao extremo sul do parque de campismo. Após 230 metros ao longo deste, atravessa-se o caminho, seguindo agora um trilho florestal no sentido sudoeste. Cerca de 200 metros mais à frente, encontra-se um caminho largo por entre a floresta. Segue-se por este trilho até encontrar um aceiro por onde passa uma linha de alta tensão.

    Atravessa-se na direção sul, tomando um caminho florestal que desce suavemente e leva à curva de um troço asfaltado. Seguindo por aqui para sul, rapidamente se atinge a EN-8-5, que se atravessa, avistando-se logo ali à frente o Monte de S. Bartolomeu ou de S. Brás. Sobe-se ao monte pelo trilho da esquerda, sendo 600 metros ida e volta. Deste surpreendente miradouro, um amontoado de blocos rochosos de origem vulcânica revestido de um luxuriante coberto vegetal mediterrânico, avista-se tudo em redor: para norte, o imenso manto verde do Pinhal de Leiria; para noroeste, o Sítio, o Santuário e o parque eólico; para sul, a Serra da Pescaria; para oeste, os lugares das terras de Alcobaça.

    Desce-se o Monte de S. Brás e toma-se agora o caminho asfaltado em direção sul. Após 100 metros, encontra-se um aceiro à direita que conduz à Pederneira e ao Largo da Misericórdia, com o seu miradouro sobre a Nazaré e o mar. Inicia-se a descida para a Nazaré pela Rua do Mirante, passando pelo Largo do Saião, continuando pela Rua do Mirante, seguindo pelo Largo Coelho da Silva e pela Ermida de Nossa Senhora dos Anjos. Atravessa-se o Jardim da Pedralva, saindo pelo portão oeste, desembocando na rotunda, que se contorna pela esquerda, atravessando-se aqui a estrada. Segue-se então pela Rua 3 de Setembro, atravessando a Rua Mouzinho de Albuquerque, continuando a descer pela Rua da Paz até à Avenida da República, seguindo pela Marginal até ao ascensor. Com este meio de transporte secular sobe-se até ao Sítio, onde se iniciou o percurso.

    Detalhes Técnicos do Percurso

    Distância: 12.0 km
    Dificuldade: média/baixa
    Tipo: Circular
    Marcações: Sim
    Altitude Máx: 131 m
    Altitude Min: 6 m
    Coordenadas GPS Início: 39.604657, -9.076568 ( Ver no Google Maps )
    Âmbito: Natural, paisagístico
    Sentido Recomendado: Horário
    Distrito: Leiria
    Concelho: Nazaré
    Uso de GPS: Recomendado

    Mapa do Percurso

    O que levar para a caminhada:

    - Mochila confortável (10l a 40l)

    - Comida e água q.b

    - Calçado e roupa adequada/confortável para caminhadas

    - Casaco impermeável ou Corta Vento

    - Protetor solar, chapéu e óculos de sol

    - Repelente de insetos

    - Lanterna/Headlamp

    - Um saco para colocarem o vosso lixo

    - GPS ou Telemóvel com aplicação GPS, track do percurso e mapas offline (ex: Wikiloc)

    - Bastões de caminhada

    - Powerbank

    - Kit de primeiros socorros

    Tempo Nazaré

    Hoje
    Max: 22
    Min: 16
    Amanhã
    Max: 28
    Min: 14
    TER
    Max: 28
    Min: 16
    QUA
    Max: 25
    Min: 16
    QUI
    Max: 23
    Min: 16
    SEX
    Max: 23
    Min: 16
     

    Marcações do Percurso


     

    Contactos Úteis

    Emergência: 112
    Bombeiros Voluntários da Nazaré: 262561300
    GNR - Valado dos Frades: 262577177
    PSP da Nazaré: 262550070
    Táxis da Nazaré: 262553125

    Comentários

    Registe-se ou efectue o Login para poder comentar!
    Sem comentários!
     

    Mais Trilhos na Nazaré

    PR2 - Entre a Terra e o Mar ( NZR )
    Nazaré, Leiria
    PR1 - Rota dos Milagres da Nazaré ( NZR )
    Nazaré, Leiria