O percurso inicia-se junto à majestosa Garganta do Ceira, em Serpins.
Após um cenário arrebatador, com vista privilegiada para o Cerro da Candosa e para os campos agrícolas, o percurso conduz a Cabril de Baixo, para depois revelar outra singularidade natural: o corte geológico do rio Ceira.
Seguindo pelo canal ferroviário, aberto com o objetivo de ligar o Ramal da Lous? a Arganil, e que nunca chegou a ser concluído, sempre de mãos dadas com o río, cruzamos o lugar de Ribeira Cimeira para depois, através de um desvío, alcançar Ribeira Fundeira.
Adiante, junto à ponte, revela-se uma paisagem inolvidável. A notoriedade do património construído da Quinta da Maria Mendes, localizado na margem oposta e os depósitos de cascalheiras e sobreiros que ladeiam o caminho paralelo à plataforma compõem um cenário idílico.
Alcançando o asfalto, junto à Cova do Barro, seguindo o sentido da corrente do curso de água, atravessamos o casario disperso e a várzea composta por um amplo mosaico agrícola, que se estende até ao rio, rumo ao fim da jornada.
Estado do Trilho OK! Sem problemas reportadosDistância: 3.6 km Dificuldade: Muito Fácil Tipo: Linear Marcações: Sim Altitude Máx: 150 m Altitude Min: 105 m Coordenadas GPS Início: 40.15761, -8.19713 ( Ver no Google Maps ) Âmbito: Ruralidade Distrito: Coimbra Concelho: Lousã
- Mochila confortável (10l a 40l)
- Comida e água q.b
- Calçado e roupa adequada/confortável para caminhadas
- Casaco impermeável ou Corta Vento
- Protetor solar, chapéu e óculos de sol
- Repelente de insetos
- Um saco para colocarem o vosso lixo
- GPS ou Telemóvel com aplicação GPS, track do percurso e mapas offline (ex: Wikiloc)