Este percurso, de configuração circular, com início e término na Praia Fluvial do Carvalho, estende-se ao longo de 11 km na freguesia de Guilhofrei, situada no sopé da Serra do Merouço.
A Praia Fluvial do Carvalho é uma ótima opção para o veraneante usufruir de dias de lazer inesquecíveis em família ou entre amigos, com oferta de atividades lúdicas, tais como canoagem e paddle.
Daqui siga em direção ao paredão da Barragem do Ermal. Esta barragem foi construída em 1938 e é alimentada pelo Rio Ave.
Continuando o percurso, encontrará um frondoso carvalho centenário apelidado "Carvalha Grossa" pela comunidade, data do século XVI e situa-se no lugar de Ermal.
O trilho prossegue até à Igreja Paroquial de Guilhofrei devota a São Tiago. De seguida, deverá continuar pelo caminho rural até ao Olival do Senhor. Aqui eram colhidas, em tempos remotos, as azeitonas cujo o azeite alimentava a chama do Santíssimo, no templo de São Tiago. Logo a seguir, encontra a Ribeira das Ínsuas, junto às Alminhas e à Casa da Muda, cujo nome se deve à prática de troca de cavalos para seguir viagem, sendo ainda possível observar vestígios da antiga calçada medieval.
Continue pelo caminho rural até ao lugar de Louredo e atravesse essa povoação até à Capela de São Silvestre. A romaria dedicada a este Santo realiza-se no segundo domingo de maio e é apelidada de "festividade das primeiras cerejas".
Após 2 km, chega ao parque de merendas da Bouçó e de seguida à Fonte de Picos. Siga até ao Largo do Foral. Neste local estão concentradas várias casas que são testemunho da época em que Vila Boa da Roda era concelho. Podemos destacar a Casa do Foral (local onde eram pagos os impostos), a Casa da Cadeia (antiga cadeia), a Casa do Boticário (local onde se adquiriam os medicamentos) e a Casa da Câmara (antigo tribunal). Vila Boa de Roda obteve foral em 1261 e foi extinto em 1832, altura em que foi incorporado no atual concelho de Vieira do Minho. De acordo com o ilustre Vieirense, Pe. José Carlos Alves Vieira, "Não se encontra documento escripto que declare o motivo daquele nome; mas todos os indicios são de que é devido ao facto de ter havido roda de engeitados no bairro do lugar que conserva o seu nome" (VIEIRA, José Carlos Alves, Vieira do Minho Notícia Hitórica e Descritiva, Edição O Jornal de Vieira, Braga, 2000, p.438).
Ainda neste largo, encontra-se a capela de N. Sra. de Lurdes, que remonta aos finais do Séc. XIX, e a casa de José Gonçalves Guimarães ou Visconde de Guilhofrei. Este ilustre filho da terra fez fortuna no Brasil e foi um grande benemérito desta freguesia, pois foi responsável pela construção da capela de N. Sra. de Lurdes e dos edifícios das escolas primárias, no lugar de Penelas, contribuiu ainda para a construção do Hospital de Vieira e para os Bombeiros Voluntários de Vieira do Minho.
Mais à frente, no lugar de Requeixada, surge a capela de Santo André, um edifício de pequena dimensão que data do séc. XVIII, restaurado em 2005.
Estado do Trilho OK! Sem problemas reportadosDistância: 11.0 km Dificuldade: Médio Tipo: Circular Marcações: Sim Altitude Máx: 473 m Altitude Min: 249 m Coordenadas GPS Início: 41.576929, -8.130125 ( Ver no Google Maps ) Sentido Recomendado: Anti-horário Distrito: Braga Concelho: Vieira do Minho Uso de GPS: Recomendado Mais Informação: Click para mais informação
- Mochila confortável (10l a 40l)
- Comida e água q.b
- Calçado e roupa adequada/confortável para caminhadas
- Casaco impermeável ou Corta Vento
- Protetor solar, chapéu e óculos de sol
- Repelente de insetos
- Lanterna/Headlamp
- Um saco para colocarem o vosso lixo
- GPS ou Telemóvel com aplicação GPS, track do percurso e mapas offline (ex: Wikiloc)
- Bastões de caminhada
- Powerbank
- Kit de primeiros socorros