O percurso tem início no Parque de Lazer, um ponto central das atividades culturais da freguesia de Rio Mau. Logo no início, o caminhante atravessa a ponte sobre o rio Mau, o qual dá nome à freguesia. Ao longo do trilho, passa-se pelas Alminhas da Estivada, construídas nos anos 50 do século XX. Este pequeno monumento foi erguido com o propósito de oferecer um local de recolhimento e oração para aqueles que, em tempos, se dirigiam para trabalhar na serra.
O trajeto segue em direção ao rio Mau, onde, do alto, é possível avistar o Poço Negro, uma impressionante cascata natural que se destaca como um dos ex-líbris da freguesia. Continuando pela descida, o caminhante passa por um caminho aberto pelas empresas mineiras que, outrora, exploraram a região. Esse caminho leva até ao leito do rio, onde ainda se podem encontrar vestígios das antigas explorações mineiras.
Subindo ao longo do leito do rio, o percurso desvia-se à esquerda pelo ribeiro dos Cadeados, onde, mais à frente, surgem duas cascatas. Primeiro, avista-se a menor, e um pouco mais adiante, a maior, ambas oferecendo um cenário deslumbrante.
Mais à frente, o trilho passa por uma zona com uma vista privilegiada sobre o rio Douro e a Serra da Boneca, com o casario da freguesia de Rio Mau aninhado no sopé. A paisagem estende-se até à serra de São Domingos e à freguesia de Pedorido, no concelho de Castelo de Paiva, onde a foz do rio Arda se encontra mesmo em frente.
O rio Douro, ao entrar na foz do rio Mau, formou uma lagoa que proporciona excelentes condições para diversas atividades, como caminhadas, pesca e a observação de várias espécies de aves que ali encontram o seu habitat natural.
PS. Se for em dias de humidade relativa, tenha em ateção o piso escorregadio, especialmente junto ao rio.