Trilhos & Caminhadas
  • HOME
  • PERCURSOS
  • CALENDÁRIO
  • FÓRUM
  • MEUS PERCURSOS
  • CONTACTOS
  • X
    Gostou do nosso conteúdo? Apoie-nos com um donativo no GoFundMe. A sua contribuição é fundamental para continuarmos a crescer! Obrigado!

    PR2 - Percurso Pedestre de Borba da Montanha ( CBT )

    Classificação: 1 avaliações
    foto_3532foto_3533foto_3534foto_3535foto_3536foto_3537foto_3538foto_3539foto_3540

    Descrição do Percurso

    O PR2 de Borba da Montanha, pequena rota que se estende ao longo de 22 km, é o segundo percurso pedestre sinalizado em Celorico de Basto. O PR2 de Borba da Montanha desenvolve-se em meio natural e rural, composto por caminhos rurais e tradicionais, caminhos florestais e trilhos vários. Estes trilhos marcaram a rotina diária de muitas gerações, muitas vezes eram caminhos usados por agricultores, pastores, caminhos antigos de ligação entre lugares, de acesso a terrenos de cultivo e de circulação de gado.

    O património arqueológico tem especial relevância neste percurso pedestre, pela singularidade de alguns dos seus elementos e pela sua localização estratégica ao longo do PR2. Exemplo disso são os vários castros dispersos ao longo do percurso pedestre. Trata-se de um percurso circular, com início na singela e típica aldeia de Barrega, desenvolvendo-se posteriormente em 3 grandes anéis.

    O primeiro anel com cerca de 8,1 km tem o início e término junto da Capela de S. Brás na aldeia de Barrega. Definido sobretudo por caminhos florestais, que nos fazem chegar ao Castro de Barrega a 739 m de altitude, sítio de valor arqueológico excecional e que nos permite deslumbrar toda a panorâmica envolvente desta região. Este é também o caminho que nos guia pela cumeeira da serra do Viso, ponto mais alto de Celorico de Basto, a 847 m de altitude, onde se encontra a Capela da Nossa Senhora do Viso, local de devoção de todos os Celoricenses, representa um elemento com elevado valor cultural e religioso do património arquitetónico de Celorico de Basto. O regresso à aldeia, é feito pelo coração desta povoação rural, entre caminhos rurais em contacto direto com as pessoas, os seus usos, costumes e crenças.

    O segundo anel, o menor com cerca de 5,6 km, mas também o mais central. Parte da aldeia de Barrega, passando pelo povoado rural de Quintela, outra aldeia tradicional da região, onde se destaca o conjunto de casas rurais em granito e os diversos espigueiros. Aqui, a morfologia dos terrenos, permite-nos apreciar as amplas parcelas agrícolas, outrora preenchidas pelo cultivo do milho e regadas pelas águas da ribeira de Santa Natália. A vivência rural mais uma vez está presente ao longo do percurso.

    A refrescante zona de lazer de Borba, banhada pela ribeira de Santa Natália, marca o início do terceiro anel com 9,5 km. Este anel, leva-nos à descoberta da singularidade dos pequenos aglomerados rurais de Borba, de Porçã, de Murgido com passagem no seu castro a 722 m de altitude e de Cabanelas também com o seu castro a 712 m de altitude.

    O património religioso está muito presente neste anel. Desde logo, a Igreja Paroquial de Santa Maria recentemente restaurada, as Capelas de Santo Amaro e Santo António e o Cruzeiro oitocentista de Cabanelas.

    Ao longo de todo o percurso, existem dois troços com aproximadamente 300/400 m cada onde a vegetação é mais densa (erva). Ambas as situações, são relativamente fáceis de ultrapassar.

    Detalhes Técnicos do Percurso

    Distância: 22.0 km
    Dificuldade: Algo difícil
    Tipo: Circular
    Marcações: Sim
    Altitude Máx: 847 m
    Altitude Min: 534 m
    Coordenadas GPS Início: 41.385787, -8.091724 ( Ver no Google Maps )
    Âmbito: Paisagístico, cultural
    Sentido Recomendado: Anti-horário
    Distrito: Braga
    Concelho: Celorico de Basto
    Uso de GPS: Recomendado
    Mais Informação: Click para mais informação

    Mapa do Percurso

    O que levar para a caminhada:

    - Mochila confortável (10l a 40l)

    - Comida e água q.b

    - Calçado e roupa adequada/confortável para caminhadas

    - Casaco impermeável ou Corta Vento

    - Protetor solar, chapéu e óculos de sol

    - Repelente de insetos

    - Lanterna/Headlamp

    - Um saco para colocarem o vosso lixo

    - GPS ou Telemóvel com aplicação GPS, track do percurso e mapas offline (ex: Wikiloc)

    - Bastões de caminhada

    - Powerbank

    - Kit de primeiros socorros

    Tempo Celorico de Basto

    Hoje
    Max: 27
    Min: 11
    Amanhã
    Max: 31
    Min: 13
    SEG
    Max: 32
    Min: 17
    TER
    Max: 24
    Min: 14
    QUA
    Max: 27
    Min: 13
    QUI
    Max: 27
    Min: 15
     

    Marcações do Percurso


     

    Contactos Úteis

    Emergência: 112
    SOS Floresta: 117
    Bombeiros Celorico de Basto: 255 321 223
    GNR Celorico de Basto: 255 320 010
    Loja de Turismo: 255 323 100

    Comentários

    Registe-se ou efectue o Login para poder comentar!
    maar3amt
    maar3amt 16/05/2024 13:57:10
    Percurso bastante agradável e rolante. Dá para fazer por anéis, são três no total. Alguns pontos a necessitar de limpeza, mas nada de preocupante.
     

    Mais Trilhos em Celorico de Basto

    PR1 - À volta do castelo e Villa de Basto ( CBT )
    Celorico de Basto, Braga
    PR2 - Percurso Pedestre de Borba da Montanha ( CBT )
    Celorico de Basto, Braga