O percurso começa junto ao Forno Comunitário de Castelo Melhor, onde também se inicia a "Grande Rota do Vale do Côa", que termina em Cidadelhe e se cruza com este caminho no início.
A partir do forno comunitário, o percurso dirige-se ao castelo, ou, seguindo uma derivação sinalizada, é possível optar por visitar as inscrições no "Muro dos Namorados". No caminho para o castelo, passa-se pela Igreja Matriz e por um conjunto de casas antigas de arquitetura tradicional. É então possível explorar as muralhas do castelo, desfrutando de uma paisagem única. A descida de volta à aldeia permite visitar várias fontes que fazem parte da história do abastecimento de água e da sobrevivência da população.
Ao atravessar a estrada nacional, inicia-se uma agradável descida até à estação ferroviária, após passar pelo monte de Santa Bárbara. Durante a descida, ainda se podem ver vestígios da antiga calçada que marcava o caminho até à estação, e acompanhar o percurso da Ribeira de Aguiar, que se junta ao Douro entre as quintas da Granja e da Quinta de pela sua beleza e excelência.
A paisagem ao longo do caminho surpreende constantemente. A construção da ligação ferroviária entre Pocinho e Barca d'Alva levou à criação da estação de Castelo Melhor e de uma ponte ferroviária, atenuando o isolamento das populações na época. Na outra margem, destaca-se um afloramento granítico significativo. O regresso à aldeia faz-se pelo mesmo trajeto, com a possibilidade de uma pequena derivação para visitar a capela de Santa Bárbara. Este é um espaço amplo, que permite apreciar a posição central e dominante do castelo em relação à aldeia de Castelo Melhor. Retomando a estrada nacional, atravessa-se novamente para seguir até à capela dedicada ao Arcanjo São Gabriel, um dos pontos mais notáveis do concelho para a contemplação da paisagem envolvente.
Do "Anjo" até à aldeia, segue-se o "caminho do Vale das Presas", um percurso tradicional entre terrenos agrícolas, onde predominam o olival e alguns laranjais, acompanhados pela agricultura de subsistência. Na descida, é possível ter novamente uma vista completa das muralhas do castelo. Ao entrar na aldeia, encontra-se o Centro de Receção do Parque Arqueológico do Vale do Côa à direita, completando assim o percurso.
Estado do Trilho OK! Sem problemas reportadosDistância: 12.0 km Dificuldade: Difícil Tipo: Circular Marcações: Sim Altitude Máx: 514 m Altitude Min: 140 m Coordenadas GPS Início: 41.0276650, -7.0627063 ( Ver no Google Maps ) Âmbito: Paisagistico Sentido Recomendado: Anti-horário Distrito: Guarda Concelho: Vila Nova de Foz Côa Uso de GPS: Recomendado
- Mochila confortável (10l a 40l)
- Comida e água q.b
- Calçado e roupa adequada/confortável para caminhadas
- Casaco impermeável ou Corta Vento
- Protetor solar, chapéu e óculos de sol
- Repelente de insetos
- Um saco para colocarem o vosso lixo
- GPS ou Telemóvel com aplicação GPS, track do percurso e mapas offline (ex: Wikiloc)