Bem no coração da serra de Bornes vale a pena deixarmo-nos levar por esta aventura. Partimos do marco geodésico de Bornes, a uma altitude de 1200 metros, desfrutando de uma vista maravilhosa que se estende até às serras do Marão e Estrela e outras em Espanha. Seguindo caminho passamos pelo parque eólico, em funcionamento desde maio de 2009, com 29 aerogeradores que produzem energia equivalente a três vezes o consumo total dos concelhos de Alfândega da Fé e Macedo de Cavaleiros.
Ao longo do trilho podemos apreciar os soutos de castanheiros, que produzem castanha de excelente qualidade, fruto com grande importância na economia das populações da Serra. Para além dos soutos e oliveiras, surgem de forma espontânea e regularmente dentes-de-leão, o rosmaninho, ou arçã, estevas e giestas de flor branca. Com um pouco de sorte poderá avistar algum animal selvagem, dos muitos que ainda têm como habitat estas montanhas, como esquilos, coelhos, javalis, corsos e raposas, ou simplesmente répteis e diversas espécies de borboletas e aves.
O percurso leva-nos a conhecer o núcleo rural de Vila Nova, cujo santo padroeiro é São Roque, protetor do gado. Seguindo sempre por caminhos rurais e se for a época própria, podem observar-se várias espécies de cogumelos, como Vaquinhas ou Línguas de Vaca, Rocos, Sanchas ou Míscaros, que só devem ser apanhados por pessoas conhecedoras.
Estado do Trilho OK! Sem problemas reportadosDistância: 8.0 km Dificuldade: Díficil Tipo: Circular Marcações: Não Altitude Máx: 1185 m Altitude Min: 840 m Distrito: Bragança Concelho: Alfandega da Fé