O PR7 "Rota dos Balcões" é um percurso pedestre de pequena rota que percorre caminhos rurais e tradicionais em torno de Medelim, no concelho de Idanha-a-Nova.
O percurso começa junto à capela de São Sebastião, ao lado da Casa da Cultura. Segue em direção ao Largo do Outeiro, passando pela Rua do mesmo nome e depois pela Rua da Judiaria, uma das mais antigas de Medelim, onde é possível apreciar os típicos balcões tradicionais.
Ao chegar à EN 332, o percurso segue à esquerda. Após passar pela sede da Junta de Freguesia, que também abriga a estação dos correios, toma-se uma rua à direita que conduz à EN 239. Após atravessá-la, continua-se para sul por um caminho rural que leva ao Ribeiro Mourisco. Depois de atravessar o ribeiro, o trilho segue para nordeste até cruzar novamente a EN 332. Sempre em direção a nordeste, por caminhos bem definidos, alcança-se o Cabeço de Santiago, de onde se obtém uma magnífica vista sobre Monsanto e a Serra da Moreirinha, dois montes-ilha extraordinários, considerados geomonumentos do Geoparque da Naturtejo.
Chegando à EN 239, vira-se à esquerda e percorrem-se 380 metros. Na esquina do muro da Quinta do Penedo da Poça, toma-se um caminho largo em direção a nordeste. Após passar por um bonito afloramento rochoso à esquerda, atravessa-se uma vedação, chegando-se a outro caminho largo, que se toma à esquerda. Aqui, encontra-se o GR22, a "Rota das Aldeias Históricas", que se percorre para oeste até à estrada para Penamacor. Depois de atravessar esta estrada, deixa-se o GR22 e segue-se em direção à Ribeira de Medelim, que se atravessa a vau. Cerca de 350 metros adiante, o percurso vira para sul e atravessa a ribeira novamente, desta vez por uma ponte.
O caminho segue para sul em direção à Fonte da Mona e à Fonte do Salgueiro, duas paragens de visita obrigatória. Por um caminho entre muros, rapidamente se chega a uma estrada de asfalto que conduz à entrada de Medelim. O percurso passa pelo Santuário do Senhor do Calvário e pela Igreja Matriz, rumando de seguida ao Chafariz Velho, onde é possível admirar mais uma vez os típicos balcões de Medelim.
A partir do chafariz, o trajeto continua à direita até à capela de São Sebastião, onde o percurso termina.