Saímos do Hotel & SPA, localizado em plena serra de Bornes, a uma altitude de 1050m. Durante o percurso podemos maravilhar-nos com as belas paisagens que nos rodeiam: zonas de pasto, campos de cultivo, lameiros e bosques, onde se encontram orquídeas selvagens. Um pouco antes de chegarmos a Alvazinhos passamos por Vales, podendo aqui pernoitar na antiga escola primária, hoje transformada em alojamento rural.
A caminhada pode proporcionar a observação de algumas aves de rapina, como o Milhafre-preto, ou outras mais difíceis de observar, como o Melro azul e também algumas espécies cinegéticas, como a Perdiz ou o Coelho. Na época própria encontram-se vários tipos de cogumelos, como as Sanchas, os Míscaros, os Moncosos e os Rocos, ou Frades, que só devem ser apanhados por pessoas conhecedoras. Finalmente, chegados à Vila, entramos na zona antiga, visitando a Igreja Matriz, com características do séc. XVI, a capela dos Ferreira, com um brasão eclesiástico picado no séc. XVIII e o Largo do Castelo, que foi seguramente a zona central do castelo medieval, mandado construir por D. Dinis.
Como a caminhada foi longa, descansamos na imensa paisagem do miradouro, onde se ergue uma imponente obra de arte urbana que coexiste com a antiga eira empedrada, que serviu para malhar o cereal que em tempos foi abundante nos campos do termo da Vila.
Estado do Trilho OK! Sem problemas reportadosDistância: 13.0 km Dificuldade: Médio Tipo: Linear Marcações: Não Altitude Máx: 1047 m Altitude Min: 580 m Distrito: Bragança Concelho: Alfandega da Fé