O Trilho da Mistura das Águas, um percurso pedestre de pequena rota, está marcado e sinalizado de acordo com as normas internacionais e percorre as margens do Rio da Peneda e do Rio da Veiga, na freguesia da Gavieira.
Com início na Casa Florestal de Beleiral, atualmente transformada em casa abrigo e retiro, o trilho oferece uma experiência rica em componentes naturais e paisagísticas, além de carregar um simbolismo etnográfico característico das comunidades serranas.
Passamos pelos lugares de Beleiral e Tibo, mas é na junção dos rios Veiga e Peneda, e deste último com o Rio Laboreiro, conhecida localmente como Mistura das Águas, que o percurso atinge o seu ponto alto. Observamos extensos depósitos fluviais e sentimos a força e a dinâmica dos cursos de água de montanha. Ao longo do caminho, inserimo-nos num vasto e exuberante habitat ribeirinho.
Grande parte do trajeto é feito sob uma extensa mancha de carvalhais, acompanhada por um bosque ripícola frondoso constituído por Amieiros (Alnus glutinosa), Salgueiros (Salix sp.), Bétulas (Betula alba), Freixos (Fraxinus angustifolia), entre outras espécies. A fauna, principalmente associada a ambientes aquáticos de montanha, é diversa, incluindo espécies como a Lontra (Lutra lutra), Toupeira-de-água (Galemys pyrenaicus), Melro-de-água (Cinclus cinclus), Guarda-rios-comum (Alcedo atthis), Lagarto-de-água (Lacerta schreiberi), Salamandra lusitânica (Chioglossa lusitanica), Rã-ibérica (Rana ibérica), entre outras.
A paisagem é marcante, com variações ao longo do ano, destacando-se as escarpas e margens alcantiladas que, nas encostas dos vales viradas a sul, abrigam enclaves mediterrânicos no Parque Nacional da Peneda-Gerês.
É nestas vertentes e na Fraga das Pastorinha, geologicamente considerada um Bornhardt, onde nidificam aves de rapina. Por estes caminhos, traçados em épocas ancestrais, convidamos o visitante a uma viagem no tempo e por um paraíso. Foram percorridos por contrabandistas, trabalhadores galegos que aqui vinham em tempos de crise, nomeadamente durante a Guerra Civil e o Franquismo, e por peregrinos a caminho do Santuário da Nossa Senhora da Peneda e do Mosteiro de Entrimo.
A Mistura das Águas, um dos pontos de passagem, abria um novo mundo.
Não deixe de fazer o pequeno desvio para conhecer a "Lagoa dos Druidas" que fica bem junto ao trilho.
Na zona da mistura das águas, poderá ir visitar as "Pozas do Mallón" que ficam localizados no rio Laboreiro.
Estado do Trilho OK! Sem problemas reportadosDistância: 12.7 km Dificuldade: media/baixa Tipo: Circular Marcações: Sim Altitude Máx: 586 m Altitude Min: 368 m Coordenadas GPS Início: 41.948462, -8.236002 ( Ver no Google Maps ) Âmbito: Natural, paisagístico Sentido Recomendado: Horário Distrito: Viana do Castelo Concelho: Arcos de Valdevez Uso de GPS: Recomendado Mais Informação: Click para mais informação
- Mochila confortável (10l a 40l)
- Comida e água q.b
- Calçado e roupa adequada/confortável para caminhadas
- Casaco impermeável ou Corta Vento
- Protetor solar, chapéu e óculos de sol
- Repelente de insetos
- Um saco para colocarem o vosso lixo
- GPS ou Telemóvel com aplicação GPS, track do percurso e mapas offline (ex: Wikiloc)