AFE PR1 - Trilho de Vilares da Vilariça

maar3amt

Administrator
Staff member
Em Colmeais, anexa da freguesia de Vilares da Vilariça, aparecem as primeiras marcações no largo da antiga escola primária, hoje recuperada e transformada em alojamento rural, que indicam o “caminho a seguir”. Terra de granito, na aldeia merece visita a eira pública e a fonte de mergulho. A descida faz-se por um caminho rural em direção à Quinta da Madureira e barragem do Salgueiro, com passagem por soutos de castanheiros.

Estes soutos são de grande importância económica, pois contribuem para a diversificação das receitas dos povos da montanha, pela produção e colheita de castanha de excelente qualidade e de diversas espécies micológicas, como os Míscaros e Laranjinhas. Do ponto de vista ambiental, são habitat de inúmeras espécies de fauna selvagem que aqui se reproduzem e encontram alimento. Depois de percorridos 4,2 quilómetros entramos na aldeia de Vilares da Vilariça, situada na parte superior do vale e detentora de um rico património de arquitetura civil e religiosa, incluindo um solar brasonado.

Prosseguimos o caminho, agora a subir, desfrutando da maravilhosa vista sobre o vale da Vilariça, barragens da Burga e do Salgueiro, rodeados de apreciável diversidade de espécies da flora selvagem e de culturas agrícolas. De regresso a Colmeais entramos num antigo caminho de ligação entre as duas povoações, quase todo ele empedrado, mantendo as características originais da construção. Ainda que a subir, a flora e as inúmeras espécies de aves e insetos fazem com que o percurso pareça curto, terminando no mesmo local em que teve início.

paisagem_1_2500_2500.jpg

Distância: 6.8 kms
Duração estimada: 04:00
Dificuldade: Alto
Tipo: Circular
Marcações: Sim
Altitude máxima: 710 m
Altitude mínima: 390 m
Inicio do Percurso: 41.41119, -7.02861 ( Ver no Goole Maps )
Concelho: Alfandega da Fé
 

Anexos

  • AFE_pr1_trilho_de_vilares_da_vilarica_folheto.pdf
    2.9 MB · Visualizações: 94
Última edição:
Topo