AFE PR3 - Trilho de Gouveia

maar3amt

Administrator
Staff member
Localizado no coração da serra da Gouveia, no extremo sudoeste do concelho, envolve parte dos termos de Gouveia, Sendim da Serra e Cabreira. Partimos do largo da aldeia da Gouveia, nome que poderá derivar de “gouvir”, cujo significado é “gozar” no sentido de estar bem, junto ao cruzeiro antigo, em granito, com soco e base de secção circular, capitel cúbico e cruz latina simples. Seguimos até a um caminho em terra batida que nos conduzirá à cumeada da Serra, por entre sobreiros, estevas e giestas.
Chegamos ao ponto culminante deste percurso: o Marco Geodésico da Gouveia, com uma altitude de 653 metros e uma vista única e majestosa! Aqui encontramos vestígios de um povoado fortificado, observando-se parte de um muro com técnica construtiva diferente da dos restantes povoados deste tipo existentes no concelho. Caminhamos em direção a Sendim da Serra, localidade onde se pode visitar a antiga escola primária, transformada em alojamento rural. Depois das energias e forças retemperadas seguimos caminho até ao núcleo rural da Cabreira, visitando a Fonte da Saúde; dizem os mais antigos que lhe foi atribuído este nome porque antigamente um velhinho, muito doente, que não pertencia ao povoado, ali ia buscar água para beber e cozinhar pois, segundo ele, lhe dava saúde.
Por fim, seguimos até ao ponto de partida do nosso percurso. Aceite a nossa sugestão e finalize este percurso com o merecido descanso numa outra antiga escola primária, em Gouveia, também convertida em unidade de alojamento.

6_image_1621891507 (1).jpeg

Distância: 8.9 kms
Duração estimada: 03:30
Dificuldade: Alto
Tipo: Circular
Altitude máxima: 653 m
Altitude mínima: 475 m
Âmbito: Paisagístico
Concelho: Alfandega da Fé
Inicio do Percurso: 41.291264, -6.998010 ( Ver no Goole Maps )
Mais Info

Mapa do Percurso:
 

Anexos

  • afe-pr3-trilho-de-gouveia.gpx
    74.9 KB · Visualizações: 54
Última edição:
Topo