AVV PR8 - Trilho da Mistura das Águas

maar3amt

Administrator
Staff member
O Trilho da Mistura das Águas, percurso pedestre de pequena rota, marcado e sinalizado segundo as normas internacionais, percorre as margens ribeirinhas do Rio da Peneda e Rio da Veiga, na freguesia da Gavieira.
Com início na Casa Florestal de Beleiral, hoje transformada em casa abrigo e retiro, partimos para um trilho carregado de uma forte componente natural, paisagística, e também associado a um simbolismo etnográfico próprio das comunidades serranas. Transitamos nos lugares de Beleiral e de Tibo, mas é na junção dos rios Veiga vs Peneda e deste último com o Rio Laboreiro, a que os locais denominam como Mistura das Águas, que o trilho atinge o seu esplendor. Constatamos extensos depósitos fluviais e sentimos a força e a dinâmica dos cursos de água de montanha. Ao longo do caminho inserimo-nos num vasto e luxuoso habitat ribeirinho. Grande parte do trajecto é percorrido sob uma extensa mancha de carvalhais e com a presença de um bosque ripícola frondoso constituído por Amieiros (Alnus glutinosa), Salgueiros (Salix sp.), Bétulas (Betula alba), Freixos (Fraxinus angustifolia) entre outras espécies. A comunidade faunística, maioritariamente associada a meios aquáticos de montanha é diversa, como é exemplo a Lontra (Lutra lutra), Toupeira-de-água (Galemys pyrenaicus), Melro-d’água (Cinclus cinclus), Guarda-rios-comum (Alcedo atthis), Lagarto-de-água (Lacerta schreiberi), Salamandra lusitánica (Chioglossa lusitanica), Rã-ibérica (Rana ibérica), etc. A paisagem é forte, com mutações ao longo do ano, sobressaindo as escarpas e as margens alcantiladas, que nas encostas de vales viradas a sul encerram enclaves mediterrânicos no Parque Nacional da Peneda-Gerês. É nestas vertentes e na Fraga das Pastorinha, geologicamente considerada um Bornhardt, onde nidificam aves de rapina. Por estes caminhos, traçados em épocas ancestrais, sugerimos ao visitante uma viagem no tempo e por um éden. Foram palmilhados por contrabandistas, trabalhadores galegos que para aqui vinham laborar em tempos de crise, nomeadamente no período da Guerra Civil e do Franquismo e peregrinos a caminho do Santuário da Nossa Senhora da Peneda e do Mosteiro de Entrimo. Era na Mistura das Águas, um dos locais de SALTO que se abria um novo mundo.

1476439155.4609_1047393337610013d27c77d.jpg

Distância: 12.89 kms
Duração estimada: 05:00
Dificuldade: média
Tipo: Circular
Altitude máxima: 586 m
Altitude mínima: 368 m
Época do ano: Todo o ano
Coordenadas GPS Inicio do Percurso: 41.9485, -8.236 ( Ver no Goole Maps )
Concelho: Arcos de Valdevez
Mais info


Onde Ficar?

Refúgio do Óscar
Com vistas para o jardim, o Refúgio do Óscar disponibiliza acomodações com um jardim e uma varanda, a cerca de 1,9 km do Santuário de Nossa Senhora da Peneda. Dispõe de um terraço, de vistas para a montanha e de acesso Wi-Fi gratuito em toda a propriedade.

Casa Florestal, na Branda da Bouça dos Homens
Com vistas para a montanha, a Casa Florestal, na Branda da Bouça dos Homens está localizada em Gavieira, a cerca de 3,8 km do Santuário de Nossa Senhora da Peneda. Esta casa de férias apresenta um jardim, comodidades para churrascos, acesso Wi-Fi gratuito e estacionamento privado gratuito.


Mapa do Percurso:
 

Anexos

  • Encontro-aguas_0038.jpg
    15 MB · Visualizações: 430
  • P011.jpg
    16.3 MB · Visualizações: 35
  • trilho-mistura-das-aguas.gpx
    348.3 KB · Visualizações: 54
Última edição:
Topo