BJA PR3 - Pelos Montes do Cantinho da Ribeira Beja

maar3amt

Administrator
Staff member
Começa-se na Junta de Freguesia e segue-se em frente até entrar na estrada de terra batida. Continua-se pela planície com os campos cultivados de cereal até à vinha, deixando à direita o Monte dos Pelados. Mais à frente vira-se à direita para uma zona de olival tradicional e algum montado de azinho. Segue-se em descida até ao barranco do Vilar, numa zona em que o montado se adensa, continua-se até à ribeira de Terges. Atravessar pelo lado esquerdo que costuma dar melhor passagem (em alturas de chuvas intensas é difícil passar a pé). O terreno acidentado junto à ribeira e a vegetação ripícola tornam esta paisagem particularmente interessante. Segue-se em frente, passa-se a uma vedação, que se estiver fechada se deve voltar a fechar! Percorre-se uma área de nova florestação de azinheira e atravessa-se o Monte dos Cotovios. Aqui tem nova vedação, para a qual se dá a mesma recomendação. Chega-se ao cruzamento que leva até ao Cantinho da Ribeira, a 2.5 km. Monte do Oliveirinha, Monte do Pombeiro, Monte da Estrada, Monte do Vau e finalmente o Azinhalinho, são alguns dos montes que se atravessam e que fazem parte do Cantinho da Ribeira. No Azinhalinho, dirija-se à escola primária, onde pode recuperar energias, descansando à sombra do grande eucalipto e merendar. O painel de interpretação aí localizado permite conhecer a história trágica que aconteceu neste local nos anos 30 do século passado. Regressa-se pelo mesmo caminho e vira-se à direita para o Monte do Touril, hoje, totalmente em ruína. Entra-se pela mata de pinheiro manso e esteva descendo até à ribeira de Terges. Este troço da ribeira é de atravessamento mais difícil, do lado direito seguir por uma zona com pedras grandes até chegar à outra margem, onde se vira à esquerda seguindo por terreno acidentado junto à ribeira até encontrar a estrada à direita, por onde se deve subir. Aqui, avista-se o 'descarregador' da barragem do Pego e, pouco mais à frente, a própria barragem. A planície, com olivais, vinhas e campos de cereais, volta a surgir à medida que nos deslocamos para norte. As uvas destas vinhas dão origem a alguns dos notáveis vinhos do concelho de Beja, Herdade da Mingorra. Segue-se até à estrada de alcatrão, onde se vira à esquerda para se entrar de novo na aldeia, onde termina o percurso.

PR3 - Pelos Montes do Cantinho da Ribeira Beja
by Rui Isidoro

Distância: 18.5 kms
Duração estimada: 05:00
Dificuldade: Algo difícil
Tipo: Circular
época do ano: Todo o ano
Desporto: Caminhada
Concelho: Beja
Inicio do Percurso: 37.8852, -7.89528 ( Ver no Goole Maps )

Mais info

Veja mais Percursos Pedestres em Beja

Veja Outros Pontos de Interesse em Beja


Onde dormir em Beja?


Pousada Convento de Beja
A Pousada Convento de Beja está situada num antigo convento franciscano do século XIII, no centro histórico de Beja. O alojamento disponibiliza quartos encantadores com características originais. As instalações incluem uma piscina exterior, um campo de ténis e estações de carregamento para veículos eléctricos.

Hospedaria Santa Maria
Situada em Beja, a cerca de 600 metros do Museu Regional de Beja e a 700 metros do Castelo de Beja, a Hospedaria Santa Maria disponibiliza acomodações com um terraço e acesso Wi-Fi gratuito, bem como estacionamento privado gratuito para os hóspedes que conduzem.

Veja mais alojamentos em Beja

Mapa do Percurso:
 

Anexos

  • pr-3-beja-pelos-montes-do-cantinho-da-ribeira.gpx
    351 KB · Visualizações: 38
Última edição:
Topo