maar3amt

Administrator
Staff member
Inicia-se junto ao jardim central, segue-se sempre em frente passando por um antigo lagar até se entrar na estrada de terra batida. Percorrem-se quase 5 km de extensa planície, onde podem ser observados campos de cereais pontuados por azinheiras e zonas de olival tradicional. Chega-se ao Monte da Lagoa, importante conjunto urbano que chegou a ter escola primária, hoje totalmente em ruínas, onde se vira à esquerda. Passa-se pelo marco geodésico e segue-se na planície até chegar próximo do Monte das Pereiras, onde se vira à direita. Ao longo destes 9 km deve-se privilegiar a observação da paisagem, procurando-se sobretudo as aves que por aqui abundam, uma vez que se está em plena ZPE de Castro Verde, importante zona de conservação da avifauna estepária. Seguidamente percorre-se uma zona de olival, até ao km 10,7, onde se vira à esquerda, passa-se a um monte em ruínas, é assinalável a construção em taipa. As cores destas casas confundem-se com as da terra que as rodeia. Em frente observa-se a ribeira de Terges, num enquadramento paisagístico que convida à contemplação. Desce-se em direção à ribeira que deve ser atravessada com cuidado (em alturas de chuvas intensas é difícil passar a pé). Prossegue-se com um desvio à direita para visitar o Pego da Moira Linda, uma represa de água com uma beleza surpreendente, que convida ao descanso. Retoma-se o percurso onde foi feito o desvio, à direita, e continua-se em zona de montado. Passa-se ao Monte dos Cardeais seguindo até às proximidades do IP2, através de um percurso paralelo durante um quilómetro. Volta-se à esquerda e percorre-se um pequeno troço de alcatrão (estrada que servia uma pedreira que se localiza nas imediações). Atravessa-se novamente a ribeira de Terges, desta vez por uma ponte. Alcança-se uma zona de eucaliptal, que antecede a entrada do Monte das Pereiras, atravessa- se seguindo depois pela direita, rumo em frente até à aldeia, entrando-se desta vez pela zona alta da povoação, passa-se a Igreja e chega-se ao fim do percurso.

PR4 - Da planície à Ribeira de Terges

Distância: 20 kms
Duração estimada: 05:30
Dificuldade: Algo difícil
Tipo: Circular
época do ano: Todo o ano
Desporto: Caminhada
Concelho: Beja
Inicio do Percurso: 37.8596, -7.95926 ( Ver no Goole Maps )

Mais info

Veja mais Percursos Pedestres em Beja

Veja Outros Pontos de Interesse em Beja


Onde dormir em Beja?


Pousada Convento de Beja
A Pousada Convento de Beja está situada num antigo convento franciscano do século XIII, no centro histórico de Beja. O alojamento disponibiliza quartos encantadores com características originais. As instalações incluem uma piscina exterior, um campo de ténis e estações de carregamento para veículos eléctricos.

Hospedaria Santa Maria
Situada em Beja, a cerca de 600 metros do Museu Regional de Beja e a 700 metros do Castelo de Beja, a Hospedaria Santa Maria disponibiliza acomodações com um terraço e acesso Wi-Fi gratuito, bem como estacionamento privado gratuito para os hóspedes que conduzem.

Veja mais alojamentos em Beja

Mapa do Percurso:
 

Anexos

  • pr-4-beja-da-planicie-a-ribeira-de-terges.gpx
    337.6 KB · Visualizações: 78
Última edição:
Topo