maar3amt

Administrator
Staff member
O percurso começa no Parque da Vila, localizado junto à barragem do Pisão. Todo o percurso decorre junto à margem da albufeira. Logo a seguir passa-se à Fonte Santa, local onde está instalado o painel de interpretação. Aqui fica-se a conhecer um pouco mais sobre a avifauna que ocorre neste lugar, e, se se levar equipamento adequado, fazer uma observação mais atenta. Segue-se pelo canavial, um pouco mais à frente atravessar um pequeno curso de água. Continua-se entre o olival e a margem durante cerca de um quilómetro, segue-se uma zona de campos cultivados de cereais que alternam novamente com olival antigo, até uma zona de vegetação composta por zambujeiros e azinheiras, das poucas zonas com sombra em todo o trajecto. O principal atractivo deste percurso é a variedade de avifauna que aqui ocorre, característica de zonas ripícolas e aquáticas. Por isso uns bons binóculos ou um telescópio podem ser uma excelente companhia para quem gosta de fazer birdwatching. Aqui pode observar durante todo o ano, o pato-real, o galeirão-comum, o tartaranhão-ruivo-dos-paúis, entre outras. A negrinha, o mergulhão-de-pescoço-preto, a narceja-comum, o borrelho-pequeno-de-coleira, a felosa-das-figueiras ou a perna-vermelha-escuro, são outras espécies que também ocorrem nestas paragens nalgumas alturas do ano. Passa-se por de trás da mini hídrica da EDIA até uma zona onde se pode aproveitar para nova observação. Segue-se até ao paredão da barragem e continua-se pela margem ladeada de olival tradicional. A seguir passa-se próximo da Fonte Palhais, se fizer um pequeno desvio para a direita do percurso pode repousar um pouco na zona de merendas e aproveitar a sombra. É nesta zona que está identificada uma das importantíssimas descobertas arqueológicas do concelho, a necrópole de Palhais da 1ª Idade do Ferro. Muitos outros vestígios arqueológicos foram encontrados nesta zona. A entrada em Beringel faz-se pelo Largo da Igreja Matriz de Santo Estevão, que merece uma visita. Aproveitando a passagem por Beringel deixe-se guiar pelas ruas da vila e apreciar o património religioso e vernacular que fazem notar a importância que a vila teve ao longo dos tempos.

PR5 - Barragem do Pisão

Distância: 9.5 kms
Duração estimada: 03:00
Dificuldade: Baixa
Tipo: Circular
época do ano: Todo o ano
Desporto: Caminhada
Concelho: Beja
Inicio do Percurso: 38.059783, -7.985840 ( Ver no Goole Maps )

Mais info

Veja mais Percursos Pedestres em Beja

Veja Outros Pontos de Interesse em Beja


Onde dormir em Beja?


Pousada Convento de Beja
A Pousada Convento de Beja está situada num antigo convento franciscano do século XIII, no centro histórico de Beja. O alojamento disponibiliza quartos encantadores com características originais. As instalações incluem uma piscina exterior, um campo de ténis e estações de carregamento para veículos eléctricos.

Hospedaria Santa Maria
Situada em Beja, a cerca de 600 metros do Museu Regional de Beja e a 700 metros do Castelo de Beja, a Hospedaria Santa Maria disponibiliza acomodações com um terraço e acesso Wi-Fi gratuito, bem como estacionamento privado gratuito para os hóspedes que conduzem.

Veja mais alojamentos em Beja

Mapa do Percurso:
 

Anexos

  • pr5-bja-barragem-do-pisao-beringel.gpx
    30.8 KB · Visualizações: 54
Última edição:
Topo