maar3amt

Administrator
Staff member
O caminho pela Rota dos Lagares é circular e leva-nos a conhecer antigos lagares de azeite, tradicionalmente conhecidos por Lagares de Varas. Iniciamos o percurso em Almaceda próximo das ruinas do primeiro lagar de varas que iremos encontrar ao longo do trajeto. Seguimos agora ao longo da ribeira de Almaceda que alberga nas suas margens olivais e pequenas hortas familiares primorosamente cultivados. É nesta ribeira que pouco depois de sair de Almaceda encontramos o segundo lagar de varas, também este quase em ruinas mas onde ainda podemos ver todas as peças constituintes do lagar através das suas janelas entreabertas. Deixamos para trás os campos agrícolas e retomamos o caminho por entre pinhal e novas plantações florestais que nos levará ao último lagar deste percurso. Estamos agora no lagar de Rochas de Cima recentemente recuperado para que possa ser visitado e dar a conhecer aos seus visitantes o processo de extração de azeite mais utilizado na Beira Baixa antes de surgirem processos mais recentes e industrializados. A viagem segue e leva-nos de visita a Rochas de Cima antes de rumar à aldeia de Violeiro. Nesta aldeia é paragem obrigatória a fonte de mergulho de águas frescas e cristalinas que durante anos, ainda no século passado, foi local de abastecimento publico. Continuamos agora a nossa viagem por caminhos florestais, tantas vezes percorridos pelos resineiros, que nos levam de novo a Almaceda e ao final desta rota.

PR7 - Rota dos Lagares – Almaceda

Distância: 15 kms
Duração estimada: 04:15
Dificuldade: Fácil
Tipo: Circular
Altitude máxima: 553 m
Altitude mínima: 339 m
época do ano: Todo o ano
Desporto: Caminhada
Concelho: Castelo Branco
Inicio do Percurso: 39.9452, -7.6245 ( Ver no Goole Maps )

Mais info

eja mais Percursos Pedestres em Castelo Branco

Veja Outros Pontos de Interesse em Castelo Branco


Onde dormir em Castelo Branco?


HI Castelo Branco - Pousada de Juventude
A Pousada de Juventude de Castelo Branco está localizada na encantadora cidade de Castelo Branco, apenas a 15 minutos a pé da estação ferroviária. Este hostel da juventude inclui acesso Wi-Fi gratuito.
Os hóspedes têm à sua disposição quartos twin e dormitórios específicos para homens, com acesso a casas de banho partilhadas. Os hóspedes que desejem mais privacidade podem ficar acomodados num quarto twin com uma casa de banho privativa. É fornecida roupa de cama.

Meliá Castelo Branco
O Hotel Meliá Castelo Branco está localizado no topo de uma colina, oferecendo vistas panorâmicas para Castelo Branco. Alberga um centro de bem-estar com uma piscina interior, sauna e banho turco. Os quartos climatizados têm varandas.
Os quartos do Meliá Castelo Branco são espaçosos e possuem mobiliário moderno. Estão equipados com um minibar e uma televisão de ecrã plano com canais por satélite. As casas de banho privativas incluem produtos de higiene pessoal gratuitos e um secador de cabelo.

Veja mais alojamentos em Castelo Branco

Mapa do Percurso:
 

Anexos

  • pr7_ctb.gpx
    55.8 KB · Visualizações: 31
Última edição:
Topo