maar3amt

Administrator
Staff member
Este percurso pedestre de pequena rota (PP) e circular encontra-se inserido na Rede Municipal de Percursos Pedestres de Esposende (RMPPE) e encontra-se totalmente marcado/sinalizado com as tradicionais marcas deste tipo de circuito. Denominado PR13 EPS "Gemeses: Terra de passagem", permite percorrer grande parte da freguesia de Gemeses por entre ruas, caminhos e trilhos, e contribui para melhor conhecer este local, rico em termos culturais e naturais, cuja envolvente paisagística, dominada por frescos bosques, campos de cultivo e veredas de servidão, para além dos caminhos ao longo do rio Cávado, tornam este passeio numa viagem muito agradável. Sem grandes declives, à exceção da subida e descida do Monte de Arnelas, pode-se fazer este percurso suavemente, em terrenos que inclinam em direção ao rio Cávado. Pontualmente somos gracejados com edificações monumentais, em jeito de solares pertencentes aos Ricos-Homens que cá viveram e pelo vasto e diversificado património religioso, voltado para o culto a Santa Maria observável através das diversas Alminhas, Cruzeiros e Nichos, que se encontram ao longo de diversas vias, não esquecendo as capelas e a Igreja Paroquial. Em jeito de destaque, sugerimos a visita à Capela da Barca do Lago, cujo culto, à Nossa Senhora da Barca do Lago, é dos mais antigos, tendo sido datado da época mediévica. Este culto, venerado por toda a região devido à tradição do seu milagre, surge pela mão dos pescadores e atraiu gentes dos campos e do mar, e originou uma bela festa com romaria e cortejo de embarcações pelo Cávado. Ao património humano restam as antigas azenhas e moinhos ou ainda algumas serrações, que dão-nos indicações do modo de vida de outros tempos, onde o carro de bois circulava e o tempo media-se pelo calendário agrícola e pelas condições atmosféricas. A passagem dos peregrinos pelo Caminho para o túmulo do apóstolo Santigo aqui em Gemeses é dos mais antigos e dos que não resta dúvidas. A travessia do rio Cávado fazia no lugar da Barca do Lago, a partir de Fonte Boa, pela barca chamada "por Amor de Deus", justamente onde há um estreitamento do rio. A atendermos documentação antiga, desde os tempos da Fundação de Portugal, haveria importância acrescida neste eixo e na passagem pela Barca do Lago. Passaram por ele peregrinos anónimos e outros mais nobres, tal como o nosso rei D. Manuel, a fazer crer na toponímia e nas tradições. Para além deste monarca passou também o rei D. Carlos Alberto de Itália, quando este fugia para o seu exílio na cidade do Porto, onde viria a falecer. Gemeses é assim uma terra que proporciona um excelente cenário para este tipo de atividade, com o enriquecimento pela observação da paisagem natural e pela apreciação do seu vasto património construído, que retrata bem os grandes períodos da nossa história.

32929782.jpg


Distância: 14.1 kms
Duração estimada: 03:00
Dificuldade: Médio
Tipo: Circular
época do ano: Todo o ano
Desporto: Caminhada
Concelho: Esposende
Inicio do Percurso: 41.5236, -8.72614 ( Ver no Goole Maps )

Mais informação

Veja mais Percursos Pedestres em Esposende

Veja Outros Pontos de Interesse em Esposende


Onde dormir em Esposende?


Hotel Suave Mar
Este hotel em Esposende está virado para o Rio Cávado e fica a 200 metros do Oceano Atlântico. A propriedade dispõe de uma piscina exterior, de campos de ténis e de um ginásio. O estacionamento está disponível de forma gratuita.

Hotel Mira Rio
O Hotel Mira Rio está situado de frente para o Rio Cávado, na bem conhecida área turística de Esposende. Dispõe de quartos com vista para os campos nas imediações e para o Rio Cávado. O Parque Natural do Litoral Norte e a Praia de Ofir encontram-se a cerca de 8 minutos de carro.

Ver mais opções de alojamento em Esposende

Mapa do Percurso:
 

Anexos

  • pr13-eps-gemeses-terra-de-passagem.gpx
    91 KB · Visualizações: 52
Última edição:
Topo