MDB PR2 - Levada de Piscaredo

maar3amt

Administrator
Staff member
O PR2 - “Levada de Piscaredo”, inicia-se junto a confluência do rio Cabrão com o rio Cabril, no lugar das Mestras, na freguesia de Vilar de Ferreiros.

A melhor forma de aceder ao local é de táxi, até ao lugar da Pedreira e, depois, a pé pelo caminho que da acesso ao referido lugar das Mestras.
Este caminho é largo e bem definido, descendo suavemente até ao iniciodo percurso.

Nas Mestras, há um açude onde se inicia a levada de Piscaredo, um antigo moinho e mais duas ou três casas. Para se atingir facilmente o acude
atravessa-se o rio Cabril nas poldras - forma de atravessamento deixada pelos romanos - sendo estas constituídas por vinte blocos tendo um deles inscrita a data de 1890.

Atravessado o rio, depara-se o caminhante, de imediato, com uma levada que corre para montante do rio Cabril, até ao açude onde se inicia a levada de Piscaredo. Como modernamente se diz, é um “transvase”, que traz a água do rio Cabrão a partir de um outro açude situado a 340 metros a montante. É uma levada muito bem construída, em placas de granito ligadas por argamassa. Tem 45 cm de largura e 30 de profundidade.

Um pequeno passeio ao longo desta, até ao açude, é fácil e vale a pena.

Visitados os dois açudes — o das Mestras e o do rio Cabrão — inicia-se a marcha de regresso a Mondim de Basto, ao longo de Levada de Piscaredo.
Esta é uma levada maior que a anterior — inicialmente com 70 cm de largura e 40 de profundidade, chega a ter um metro de largo — muito
bem construída pela curva de nível; atravessa uma trincheira, algumas ribeiras e um pequeno túnel antes de entregar as águas do Cabril e do Cabrão aos moinhos de Piscaredo, agora em ruinas, onde termina.

Em anexo pode encontrar duas versões do percurso, a primeira é a versão linear e oficial, a segunda é uma opção para fazer o trilho circular.

phoca_thumb_l_p3210034 1600x1200.jpg

Distância: 8.1 kms
Duração estimada: 02:30
Dificuldade: Fácil
Tipo: Linear
Altitude máxima: 321 m
Altitude mínima: 190 m
Concelho: Mondim de Basto
Coordenadas GPS inicio recomendado: 41.409012, -7.954535 ( Ver no Goole Maps )
Mais info



Onde Ficar?

Hostel Carvalho
Localizado em Mondim de Basto, a 22 km da Cascata das Fisgas do Ermelo, o Hostel Carvalho disponibiliza quartos climatizados e bicicletas gratuitas. Entre as comodidades desta propriedade conta-se uma receção 24 horas, uma cozinha partilhada e acesso Wi-Fi gratuito em todas as áreas. O alojamento providencia um salão partilhado e um depósito de bagagens.

Mondim AL & Spa
Situado no coração da vila de Mondim de Basto, o Mondim AL & Spa apresenta acomodações desde apartamentos a quartos duplos e twin. Todas as acomodações incluem acesso Wi-Fi gratuito e uma casa de banho privativa. Algumas unidades têm uma kitchenette.

Mapa do Percurso:


Mapa do Percurso:
 

Anexos

  • pr-2-levada-do-piscaredo.gpx
    170 KB · Visualizações: 96
  • pr2-levada-do-piscaredo-versao-circilar.gpx
    1.9 MB · Visualizações: 56
Última edição:
Topo