maar3amt

Administrator
Staff member
A Pequena Rota Pena do Corvo tem o seu início e fim junto ao painel informativo localizado no largo da aldeia de Lombo, junto à sede da Junta de Freguesia. O percurso segue pela rua principal desta aldeia até entrar no mosaico agrícola, que acompanhará até perto do Rio Azibo. Continua ao longo do vale formado por aquele rio em mais de metade do seu trajecto, permitindo vários pontos de contemplação paisagística, destacando-se o Miradouro para o Vale do Rio Azibo, Miradouro Pena do Corvo e o Miradouro para o Convento de Balsamão e Serra de Bornes. Este troço do percurso ao longo do Rio Azibo, está inserido no Sitio de Importância Comunitária de Morais (Rede Natura 2000), que se destaca por ser uma das maiores unidades continuas de serpentinitos (rocha metamórfica) em Portugal, assim como por integrar o maior núcleo populacional do lobo-ibérico do país, o que lhe confere um elevado interesse geológico, botânico e faunístico. Depois de deixar o rio, o percurso passa ainda junto à fonte de mergulho até regressar à aldeia de Lombo. Esta pequena rota tem uma variante que permite encurtar significativamente o percurso, mas desfrutando ainda da passagem pelo Rio Azibo, Miradouro para o Convento de Balsamão e Serra de Bornes e pela fonte de mergulho.

PR14 - Rota Pena do Corvo

Distância: 15.4 kms
Duração estimada: 05:20
Dificuldade: Algo difícil
Tipo: Circular
Altitude máxima: 577 m
Altitude mínima: 275 m
Época do ano: Todo o ano
Desporto: Caminhada
Concelho: Macedo de Cavaleiros
Coordenadas GPS Inicio do Percurso: 41.461, -6.83855 ( Ver no Goole Maps )

Mais info

Veja mais Percursos Pedestres em Macedo de Cavaleiros

Veja Outros Pontos de Interesse em Macedo de Cavaleiros


Onde comer em Macedo de Cavaleiros?


Em Macedo é fácil comer-se bem, contudo, os restaurantes mais sonantes por estas bandas são:

- Restaurante Brasa (adorei a posta e o rodeão)
- Restaurante Dona Antónia
- Restaurante o Montanhês



Onde dormir em Macedo de Cavaleiros?

Hotel Marisol
O Hotel Marisol disponibiliza acomodações em Macedo de Cavaleiros, a 500 metros do centro e com vista para a Serra de Bornes. O alojamento disponibiliza acesso Wi-Fi gratuito e um terraço. A propriedade encontra-se a uma curta viagem de carro da Praia do Azibo.
O hotel tem um terraço para banhos de sol e vistas para a serra. Os hóspedes podem desfrutar de uma refeição no restaurante ou de uma bebida no bar. O alojamento providencia estacionamento privado gratuito no local.


Hotel Muchacho
O Hotel Muchacho é um hotel design com um exterior luminoso em roxo e quartos com varandas e casas de banho privadas. Está situado no centro de Macedo de Cavaleiros e disponibiliza estacionamento privado gratuito.
As varandas dos quartos oferecem vista para a cidade e as janelas amplas deixam entrar bastante luz natural. Todos os quartos incluem uma área de estar com piso em madeira e uma televisão de ecrã plano. O acesso Wi-Fi está disponível gratuitamente por toda a parte.


Casas de Campo Podence
As Casas de Campo Podence estão localizadas no coração da aldeia de Podence. As casas estão situadas numa quinta com cerca de 16 hectares, que possui terrenos com castanheiros, vinhas, hortas, plantações e gado.
A propriedade disponibiliza acomodações em casas auto-suficientes de estilo rústico. Todas as casas incluem uma casa de banho privativa, uma televisão de ecrã plano e uma cozinha ou kitchenette equipada. As acomodações beneficiam de vistas sobre a zona campestre.


Mapa do Percurso:
 

Anexos

  • macedo-de-cavaleiros-pr14-rota-pena-do-corvo.gpx
    126.4 KB · Visualizações: 75
Última edição:
Topo