maar3amt

Administrator
Staff member
A Pequena Rota Mourisco tem início e fim junto à Igreja Matriz de Soutelo Mourisco. O percurso segue em direcção a Bouzende, passando, antes de deixar Soutelo Mourisco, pelo tanque comunitário e pela fonte de mergulho. A meia distância entre as duas aldeias, encontra- se uma variante de 1,5 km que reduz a pequena rota em cerca de metade da sua distância total. Depois de passar Bouzende, em plena Serra da Nogueira, este percurso atinge, através de uma pequena derivação, os 1100 m de altitude no topo da Pena Mourisca. Aí, a presença do Embanadouro (pedra balouçante), recorda a lenda que conta que esta pedra ao ser baloiçada por um homem produziria um tal som que se poderia ouvir em Ferreira, uma povoação a 10 km de distância, servindo, assim, como um sino primitivo dos cristãos para chamar os fiéis à oração, sem despertar á perseguição dos mouros. Retornando ao cruzamento da derivação, o percurso segue até Soutelo Mourisco com vistas panorâmicas sobre o mosaico agro-florestal da região, circundando a Pedra da Anta, outro ponto alto da Serra da Nogueira. Nas imediações desta pequena rota destacam-se também a Fraga do Berrão e as Fragas Castelhanas. Todo o percurso está inserido no Sitio de Importância Comunitária de Montesinho/Nogueira (Rede Natura 2000), que se destaca pela amplitude de altitudes atingidas, pela diversidade geológica e geomorfológica e, pela actividade humana desenvolvida ao longo de séculos. Neste Sitio estão localizados os mais extensos e bem conservados carvalhais de carvalho-negral do país.

PR17 - Rota Mourisco

Distância: 8.7 kms
Duração estimada: 03:30
Dificuldade: Fácil
Tipo: Circular
Altitude máxima: 1196 m
Altitude mínima: 1011 m
Época do ano: Todo o ano
Desporto: Caminhada
Concelho: Macedo de Cavaleiros
Coordenadas GPS Inicio do Percurso: 41.6699, -6.90598 ( Ver no Goole Maps )

Mais info

Veja mais Percursos Pedestres em Macedo de Cavaleiros

Veja Outros Pontos de Interesse em Macedo de Cavaleiros


Onde comer em Macedo de Cavaleiros?


Em Macedo é fácil comer-se bem, contudo, os restaurantes mais sonantes por estas bandas são:

- Restaurante Brasa (adorei a posta e o rodeão)
- Restaurante Dona Antónia
- Restaurante o Montanhês



Onde dormir em Macedo de Cavaleiros?

Hotel Marisol
O Hotel Marisol disponibiliza acomodações em Macedo de Cavaleiros, a 500 metros do centro e com vista para a Serra de Bornes. O alojamento disponibiliza acesso Wi-Fi gratuito e um terraço. A propriedade encontra-se a uma curta viagem de carro da Praia do Azibo.
O hotel tem um terraço para banhos de sol e vistas para a serra. Os hóspedes podem desfrutar de uma refeição no restaurante ou de uma bebida no bar. O alojamento providencia estacionamento privado gratuito no local.


Hotel Muchacho
O Hotel Muchacho é um hotel design com um exterior luminoso em roxo e quartos com varandas e casas de banho privadas. Está situado no centro de Macedo de Cavaleiros e disponibiliza estacionamento privado gratuito.
As varandas dos quartos oferecem vista para a cidade e as janelas amplas deixam entrar bastante luz natural. Todos os quartos incluem uma área de estar com piso em madeira e uma televisão de ecrã plano. O acesso Wi-Fi está disponível gratuitamente por toda a parte.


Casas de Campo Podence
As Casas de Campo Podence estão localizadas no coração da aldeia de Podence. As casas estão situadas numa quinta com cerca de 16 hectares, que possui terrenos com castanheiros, vinhas, hortas, plantações e gado.
A propriedade disponibiliza acomodações em casas auto-suficientes de estilo rústico. Todas as casas incluem uma casa de banho privativa, uma televisão de ecrã plano e uma cozinha ou kitchenette equipada. As acomodações beneficiam de vistas sobre a zona campestre.


Mapa do Percurso:
 

Anexos

  • PR17 - Rota Mourisco.gpx
    45.4 KB · Visualizações: 33
Última edição:
Topo