PNC PR10 – Serra de Opa

maar3amt

Administrator
Staff member
A Pequena Rota “Serra de Opa” tem o seu início e fim junto ao painel informativo localizado próximo da Associação dos Amigos do Vale da Senhora da Póvoa. O percurso inicia em direção ao topo da Serra de Opa, acompanhando a cumeada da serra em direção a Sortelha-a-Velha, onde se encontram vestígios de um povoado fortificado da Idade do Ferro, da Época Romana e Idade Média, que poderá ser visitado seguindo uma derivação da Pequena Rota. Retomando o percurso, este regressa ao seu ponto de partida, passando junto à Ermida de Nossa Senhora da Póvoa e, já na aldeia, junto à sua igreja paroquial.
A Pequena Rota “Serra de Opa” caracteriza-se pelo seu elevado interesse geomorfológico, em especial pela sua relevância face ao conteúdo petrológico e enquadramento tectónico em que se insere. A influência da rede de fraturação na evolução e delimitação deste relevo é evidenciada pelas vertentes claramente definidas, como também pela ocorrência simultânea de rochas graníticas e xistentas, praticamente à mesma cota.
No alto da Serra de Opa, onde predominam as rochas graníticas que apresentam diferentes conjuntos de geoformas, permite também uma leitura sobre o desenvolvimento da Meseta Ibérica a norte da Serra da Malcata e usufruir ainda de uma visão panorâmica do norte do concelho de Penamacor.

pr10_serra_de_opa_10_1_1280_720.jpg


Distância: 13.8 kms
Duração estimada: 04:50
Dificuldade: Algo Difícil
Tipo: Circular
Altitude máxima: 800 m
Época do ano: Todo o ano
Concelho: Castelo Branco
Inicio do Percurso: 40.2766708, -7.2041331 ( Ver no Goole Maps )
 
Topo