PNC PR11 – Geoformas Graníticas da Serrinha

maar3amt

Administrator
Staff member
A Pequena Rota “Geoformas Graníticas da Serrinha” tem o seu início e fim junto ao painel informativo localizado no centro da Aldeia de João Pires. O percurso inicia em direção aos Cabanais (abrigos agrícolas), passando por uma derivação que permite visitar o conhecido Barroco das Tigelas (bloco com ‘tafoni’, um conjunto de cavidades alveolares, que lhe conferem um aspeto de favo de mel).
Passando os Cabanais, no relevo da Serrinha destacam-se as morfologias graníticas. Alguns blocos graníticos apresentam curiosas formas moldadas em épocas muito longínquas, quando a água era abundante à superfície e se infiltrou provocando alterações nos granitos outrora localizados em profundidade. São exemplo as pias (cavidades circulares pouco profundas), blocos em equilíbrio, pseudoestratificações (blocos em camadas paralelas), blocos com cavidades alveolares de diferentes dimensões e profundidades e blocos graníticos com formas zoomórficas.
O percurso regressa ao seu ponto de partida passando próximo do conhecido Barroco da Mantilha e acompanhando a cumeada da Serrinha. Próximo ao Barroco da Mantilha conserva-se ainda um bloco de pedra original que constitui um abrigo de pastor comparável às famosas casas de “uma só telha” de Monsanto.
As caraterísticas geomorfológicas que se podem observar nesta Pequena Rota conferem-lhe um caráter didático e um elevado potencial turístico.

pr11_geoformas_graniticas_serrinha_3_1_1280_720.jpg


Distância: 8.8 kms
Duração estimada: 02:30
Dificuldade: Fácil
Tipo: Circular
Altitude máxima: 544 m
Época do ano: Todo o ano
Concelho: Castelo Branco

Inicio do Percurso: 40.1036152, -7.1544109 ( Ver no Goole Maps )
 
Topo