PNC - PR4 – Patada da Mula

maar3amt

Administrator
Staff member
A Pequena Rota “Patada da Mula” tem início e fim junto ao painel informativo localizado próximo da Central Mini-hídrica do Meimão.
O percurso inicia para sudeste acompanhando as margens da Ribeira da Meimoa, até uma derivação que conduz a uma gravura rupestre de podomorfos, designada por Patada da Mula, Património Arqueológico em vias de classificação. De regresso ao percurso da Pequena Rota, o trilho sobe parte de uma encosta da Serra da Malcata e prossegue ao longo da sua cumeeira, numa sucessão de cabeços arredondados de natureza xistosa, onde, no ponto mais elevado, tem uma vista panorâmica sobre o plano de água da albufeira da Ribeira da Meimoa e sobre parte da Reserva Natural da Serra da Malcata. Descendo a encosta da serra, no início da primavera o percurso é colorido pelas rosas albardeiras (Paeonia broteri) em flor, uma planta endémica da Península Ibérica. O troço final da Pequena Rota segue ao longo da margem da albufeira, terminando no seu ponto de partida.
A Pequena Rota “Patada da Mula” introduz o visitante no rico e diversificado habitat natural do lince-ibérico e convida-o a desfrutar da paisagem tipicamente mediterrânica e dos inúmeros e refrescantes locais de lazer que esta área protegida tem para oferecer.

pr4_patada_da_mula_1_1_1280_720.jpeg


Distância: 7.6 kms
Duração estimada: 02:43
Dificuldade: Fácil
Tipo: Circular
Altitude máxima: 771 m
Época do ano: Todo o ano
Concelho: Castelo Branco

Inicio do Percurso: 40.2654321, -7.1074602 ( Ver no Goole Maps )
 
Topo