PPS PR8 - Caminho de Xisto de Pampilhosa da Serra - Rota do Rio Unhais

maar3amt

Administrator
Staff member
Percurso em formato linear, que se inicia junto à praia fluvial da Barragem de Santa Luzia e segue em direção ao dique da Barragem de Santa Luzia -uma das mais antigas de Portugal. Inaugurada em 1942, possui 76 metros de altura e um comprimento de coroamento de 115 metros. Ao subir, o percurso passa na Capela de Santa Luzia e no miradouro, onde se pode contemplar as magníficas vistas sobre a barragem e a albufeira de Santa Luzia. Ao descer, passa a norte do lugar de Vale Grande. Aqui, pode contemplar-se a paisagem das imponentes cristas quartzíticas, que fazem de suporte à Barragem de Santa Luzia. Seguindo por trilhos até aldeia de Cabril, conhecida pelas suas ruas estreitas e arquitetura singular, perca-se aqui na imensidão do horizonte. O percurso segue depois em direção à Foz do Ribeiro. Nesta aldeia está bem marcada a utilização do xisto na arquitetura, pedra presente em toda a sua edificação com a arte ancestral da sua sobreposição. O rio Unhais estará quase sempre presente e irá cruzá-lo para a sua margem esquerda. Seguindo por trilhos onde vai encontrar uma paisagem selvagem, onde o silêncio é interrompido pelo som da água corrente do rio e pelo chilrear dos pássaros. Aqui, encontra uma vista imaculada, com poucos vestígios de civilização nas proximidades, até chegar à aldeia da Ereira. Deste ponto, o percurso segue por uma levada, que o encaminha à Pampilhosa da Serra, no vale do rio Unhais, com uma paisagem extraordinária. Aqui, encontram-se ainda vestígios de alguns moinhos, que outrora moíam as produções de milho e centeio das encostas férteis do rio. Estas encostas eram fortemente aproveitadas para o cultivo de cereais e hortícolas. Ao chegar à Pampilhosa da Serra, não deixe de visitar a praia fluvial, situada no centro da vila. É o local ideal para uns banhos retemperadores e para passeios. Visite ainda o Posto de Turismo, a Igreja Matriz e o Museu Municipal.

_pps-pr8-caminho-de-xisto-de-pampilhosa-da-serra-rota-do-rio-unhais-image-1628079606.jpg


Distância: 18.2 kms
Duração estimada: 05:00
Dificuldade: Díficil
Tipo: Linear
Altitude máxima: 709 m
Altitude mínima: 383 m
Época do ano: Todo o ano
Desporto: Caminhada
Concelho: Pampilhosa da Serra
Inicio do Percurso: 40.045063, -7.947744 ( Ver no Goole Maps )

Mais informação

Veja mais Percursos Pedestres em Pampilhosa da Serra

Veja Outros Pontos de Interesse em Pampilhosa da Serra



Onde dormir em Pampilhosa da Serra?


Casas do Rio
Situada em Pampilhosa da Serra, na região centro, as Casas do Rio providenciam acomodações com acesso Wi-Fi gratuito e estacionamento privado gratuito.
A casa de férias fornece um terraço para banhos de sol.

Residencial Casa Velha
A Residencial Casa Velha disponibiliza acomodações em Pampilhosa da Serra. A estalagem providencia quartos familiares.
Fluentes em inglês, espanhol, francês e português, os funcionários da receção providenciam informações 24 horas por dia.


Veja mais opções de alojamento na Pampilhosa da Serra

Mapa do Percurso:
 

Anexos

  • pr8-pampilhosa-da-serra.gpx
    181.7 KB · Visualizações: 74
Última edição:
Topo