PR1 - Caminho do Xisto de Aldeia das Dez | Pelas Várzeas do Alvoco ( OHP )

maar3amt

Administrator
Staff member
O percurso inicia-se no Largo Alfredo Duarte em Aldeia das Dez e segue em direcção a Vale de Maceira. Passa pela casa do "S", em direcção à ribeira, por um antigo trilho que faz a ligação ao Santuário de Nossa Senhora das Preces e ao Jardim Botânico. Seguimos em direcção a Chão Sobral, pelo caminho velho para o Piodão, e somos assombrados por uma vista espectacular sobre a Serra da Estrela. Em Chão Sobral saímos da aldeia por pequenas ruas. Passando por ribeiras e vales, chegamos à antiga Ponte Medieval de Alvôco das Várzeas. Aí, continuamos junto ao rio Alvôco até Aldeia das Dez.
Aldeia das Dez é sede de freguesia e comemora no primeiro domingo de julho a Romaria do Santuário de Nossa Senhora das Preces, do século XVIII, localizado no Monte do Colcurinho. O Monte do Colcurinho está situado na Serra do Açor, a uma altitude máxima de 1242 metros, e faz parte da freguesia de Aldeia das Dez. O seu nome remonta, consoante as versões, à presença dos Lusitanos e dos Romanos. Este monte formou-se há aproximadamente 600 milhões de anos, juntamente com a Serra da Estrela. Geologicamente é, essencial- mente, de origem xistosa. É um local privilegiado e de rara beleza que advém do vastíssimo horizonte que se estende da Estrela ao Caramulo e do Montemuro ao Açor. É, provavelmente, um dos locais de onde melhor, e com mais encanto, se pode assistir quer ao nascer, quer ao pôr-do-sol. No alto do monte está a capela da Na Sr.a das Necessidades, que faz parte integrante do Santuário de Na Sr. das Preces.

PR1 - Caminho do Xisto de Aldeia das Dez | Pelas Várzeas do Alvoco

Distância: 20 kms
Dificuldade: Média/Alta
Altitude máxima: 810 m
Altitude mínima: 259 m
Topologia: Circular
Desporto: Caminhada
Concelho: Oliveira Do Hospital
Sentido recomendado: Anti-horário
Inicio do Percurso: 40.2953, -7.86595 ( Ver no Goole Maps )

Mais Info

Veja mais Percursos Pedestres em Oliveira do Hospital

Veja Outros Pontos de Interesse em Oliveira do Hospital


Onde dormir em Oliveira do Hospital?


Hotel Solar do Rebolo
Com acomodações de 2 estrelas, o Hotel Solar do Rebolo está situado em Oliveira do Hospital, a 44 km da Praia Artificial Viva de Mangualde e do Parque Natural Serra da Estrela. Este hotel de 2 estrelas disponibiliza uma receção 24 horas, serviço de quartos e acesso Wi-Fi gratuito. Algumas unidades da propriedade têm uma varanda com uma vista para a cidade.

Quinta da Cortelhinha Turismo Rural
Com piscina, jardim, terraço e vista para a piscina, a Quinta da Cortelhinha Turismo Rural está situada em Oliveira do Hospital e dispõe de acomodações com Wi-Fi gratuito.

Veja mais alojamentos em Oliveira do Hospital


Mapa do Percurso:
 

Anexos

  • PR1_Pelas_Varzeas_do_Alvoco.gpx
    220.6 KB · Visualizações: 35
Última edição:
Topo