PR3 - Trilho da Fóia

maar3amt

Administrator
Staff member
O percurso desenvolve-se a partir da Fóia, o ponto mais alto do Algarve, a 902 m de altitude, atravessando ambientes caraterísticos da Serra de Monchique. Neste maciço ígneo de sienito, cruzam-se influências mediterrânicas e atlânticas, resultando num ambiente ameno e híper-húmido, favorável à ocorrência de plantas raras e exclusivas.

Na Fóia, o horizonte abre-se em todas as direções, sendo possível avistar a costa vicentina, as serranias para norte e a sucessão de cerros e vales que desce até à costa sul. A vista estende-se pelo litoral até ao estuário do Arade, a nascente, e à Ponta da Piedade, a poente. Neste ambiente pedregoso e de pequenos arbustos podem ser facilmente observados alguns pequenos passeriformes como o papa-amoras, o pintarroxo ou a cia.

O caminho desce abruptamente por um trilho de terra, entre matagais altos e socalcos onde se plantam cerejeiras, macieiras e castanheiros e se pastoreiam cabras e vacas. A vegetação espontânea consiste em urzais altos, rosmaninhais, tojais e estevais, envoltos em silvados e fetos.

Uma mata densa de pinheiro-bravo e eucalipto dá lugar a uma paisagem aberta, seguindo agora o caminho a meia-encosta e cruzando pequenas linhas de água. Neste local apreciam-se sobreiros e castanheiros de porte monumental e a restante vegetação exuberante, onde sobressaem os pilriteiros e as vistosas campainhas e adelfeiras. A adelfeira, uma relíquia das florestas de Laurissilva, é um endemismo ibérico que cresce apenas em Monchique, na Serra do Caramulo e no Maciço do Aljibe (Andaluzia, Espanha). Também a águia-de-Bonelli e o lagarto-de-água são espécies ameaçadas que têm aqui um dos seus refúgios em Portugal.

De volta à Fóia, já na vertente norte, avista-se o caos de blocos de sienito e o porte amoitado da vegetação denuncia a altitude. Observam-se facilmente, entre as urzes, as plantas exclusivas deste ambiente, sobretudo na primavera: o tojo-molar, a rosa-albardeira, a adelfeira e a arenária.

Mapa do Percurso:


Trilho da Foia 1.jpgTrilho da Foia 2.jpgTrilho da Foia 3.jpg
 

Anexos

  • pr3-trilho-da-foia.gpx
    130.4 KB · Visualizações: 78
Topo