PR8 - Termas do Cró ( SBG )

maar3amt

Administrator
Staff member
Este percurso tem início neste ponto, junto ao Balneário Termal do Cró e assume como temática central a relação da água com a atividade humana e com a biodiversidade e recursos existentes na envolvente do parque termal, destacando a enorme importância da rede hidrográfica concelhia, cuja espinha dorsal é o rio Côa. Propõe-se que se inicie com uma visita ao espaço interpretativo da água existente no átrio do Balneário, prólogo deste passeio em redor do Rio Côa e seus afluentes, onde se releva a importância da comprovada qualidade do recurso hidrogeológico como elemento essencial para a existência, manutenção e enriquecimento deste parque termal. Saindo daqui irá passar pela Rapoula do Côa e, junto dessa aldeia, iniciar a subida ao alto da Sr.ª das Preces, onde será recebido por uma vista deslumbrante. Segue depois junto ao Rio Côa por um habitat único, onde se sentirá em perfeita simbiose com uma natureza cheia de surpresas. Aqui o homem respeitou, e quase se fundiu com a natureza e o rio, quando construiu açudes, moinhos, levadas ou poldras. Subimos, depois ao alto do Picoto do Seixo, onde o percurso nos brinda com largas vistas sobre a secção do vale do Côa que percorremos e de regresso ao parque termal pode ver as ruínas do antigo balneário e construções anexas. É assim um percurso de grande qualidade e diversidade de ambientes e trilhos, proporcionando ao utilizador uma experiência inesquecível. O percurso pode ser feito nos dois sentidos e possui uma variante que alarga o seu público-alvo, podendo ser utilizado como ferramenta de descoberta deste território por qualquer um de nós.

PR8 - Termas do Cró

Distância: 16.8 kms
Duração estimada: 04:30
Dificuldade: Algo difícil
Tipo: Circular
Altitude máxima: 794 m
Altitude mínima: 675 m
Época do ano: Todo o ano
Âmbito: Paisagístico e ambiental
Desporto: Caminhada
Concelho: Sabugal
Coordenadas GPS Inicio do Percurso: 40.4227, -7.04379 ( Ver no Goole Maps )

Mais info

Veja mais Percursos Pedestres no Sabugal

Veja Outros Pontos de Interesse no Sabugal


Onde dormir no Sabugal?


Palheiros do Castelo
O Palheiros do Castelo está situado na vila medieval do Sabugal, uma das mais antigas de Portugal, e oferece chalés tradicionais com uma lareira.
Os espaçosos chalés do Palheiros do Castelo são feitos em xisto e granito, combinando o novo e o velho. Cada chalé inclui uma televisão de ecrã plano, uma área de estar e uma moderna casa de banho.


Hospedaria Robalo
A Hospedaria Robalo está localizada no coração da cidade de Sabugal e apenas a 5 km da Reserva Natural Serra da Malcata. Possui quartos modernos e coloridos e acesso Wi-Fi disponível gratuitamente em todo o edifício.
Os quartos climatizados estão decorados com piso em parquet e têm uma secretária. Cada unidade tem uma televisão de ecrã plano com canais por cabo. O hotel também dispõe de um elevador e comodidades para pessoas com mobilidade condicionada.


Mapa do Percurso:
 

Anexos

  • pr8-sbg-termas-do-cro.gpx
    311.3 KB · Visualizações: 58
Última edição:
Topo