PR9 – Rota da Moira Encantada ( SBG )

maar3amt

Administrator
Staff member
Com início junto da estrada siga em direção ao centro da aldeia por uma estrada de paralelos, vai passar pela igreja matriz e entrar em espaço rural/florestal. Vai chegar a um single track, rodeado por muros ancestrais, que vai conduzir a um caminho. Mais à frente, encontra um abrigo de pastores, utilizado como local de abrigo e repouso dos pastores nas longas jornadas de pastorícia e durante os movimentos transumantes. Continue pelo caminho florestal/rural que vai atravessar vários campos verdejantes, calmamente pastoreados por gado bovino. Atravesse a estrada nacional e através de uma ponte atravesse o Rio Côa. Vai entroncar na Grande Rota do Vale do Côa (GR45), que vai acompanhar durante algumas centenas de metros. Após deixar a GR45, vai entrar num caminho de características mais florestais, marcado por bosques de carvalhos, castanheiros e pinheiros, alguns de grandes dimensões. Pode ler o painel interpretativo sobre o Lugar da Moura Encantada e ficar a conhecer melhor a lenda. Continue o seu percurso e aproxime-se gradualmente do lugar de Quinta das Vinhas. Vai entrar num pequeno single track que era uma antiga canada, percorrida durante séculos por pastores. De volta a um caminho florestal, irá aproximar-se de uma antiga mina, onde pode observar o efeito da exploração dos recursos geológicos por parte do ser humano. A partir deste ponto, inicia a ascensão até chegar novamente ao lugar da Quinta das Vinhas. Siga novamente em direção ao Baraçal. Depois da aldeia, entra num percurso ladeado por muros e que se estende por um amplo planalto, onde vai encontrar vários pontos de interesse como um abrigo de pastores, o Talefe e a Seixeiras — Barroco dos Namorados, este último ligado a rituais de origem pagã. Continue o percurso por este amplo planalto, aproximando-se da Fonte da Cal, antigo lagar romano que merece uma visita atenta. Continue a sua caminhada e vai chegar novamente ao Baraçal, onde termina o percurso.

PR9 – Rota da Moira Encantada

Distância: 24.2 kms
Duração estimada: 06:30
Dificuldade: Médio
Tipo: Circular
Altitude máxima: 880 m
Altitude mínima: 710 m
Época do ano: Todo o ano
Âmbito: Histórico e Ambiental
Desporto: Caminhada
Concelho: Sabugal
Coordenadas GPS Inicio do Percurso: 40.396092, -7.096861 ( Ver no Goole Maps )

Mais info

Veja mais Percursos Pedestres no Sabugal

Veja Outros Pontos de Interesse no Sabugal


Onde dormir no Sabugal?


Palheiros do Castelo
O Palheiros do Castelo está situado na vila medieval do Sabugal, uma das mais antigas de Portugal, e oferece chalés tradicionais com uma lareira.
Os espaçosos chalés do Palheiros do Castelo são feitos em xisto e granito, combinando o novo e o velho. Cada chalé inclui uma televisão de ecrã plano, uma área de estar e uma moderna casa de banho.


Hospedaria Robalo
A Hospedaria Robalo está localizada no coração da cidade de Sabugal e apenas a 5 km da Reserva Natural Serra da Malcata. Possui quartos modernos e coloridos e acesso Wi-Fi disponível gratuitamente em todo o edifício.
Os quartos climatizados estão decorados com piso em parquet e têm uma secretária. Cada unidade tem uma televisão de ecrã plano com canais por cabo. O hotel também dispõe de um elevador e comodidades para pessoas com mobilidade condicionada.


Mapa do Percurso:
 

Anexos

  • pr9-sbg-rota-da-moira-encantada.gpx
    418.3 KB · Visualizações: 103
Última edição:
Topo