Qual o melhor GPS para caminhada?

Qual o melhor GPS para caminhada?

  • Garmin 32x

    Votos: 0 0.0%
  • Garmin GPSMAP 66st

    Votos: 0 0.0%
  • Garmin Oregon 750t

    Votos: 0 0.0%
  • Garmin inReach Explorer+

    Votos: 0 0.0%
  • Garmin Montana 700

    Votos: 0 0.0%
  • Outro

    Votos: 0 0.0%

  • Total de eleitores
    2

maar3amt

Administrator
Staff member
Qual o melhor GPS para caminhada?

Porque?

gps-tracker-hiking.jpeg
 
Última edição:

maar3amt

Administrator
Staff member
Eu tenho três opções...

Para caminhadas pequenas, de curta duração ou para trilhos com marcações deficientes, utilizo o Garmin Fenix 6 PRO, utilizo em paralelo o Viewranger para Android caso surja pelo caminho alguma dúvida em encruzilhadas. Digamos que é um complemento extra ao Fenix 6 PRO.

Para caminhadas mais exigentes, de vários km em terrenos difíceis como por exemplo o Gerês, utilizo o Garmin Etrex 35t. Este dispositivo, além da fiabilidade, permite que leve comigo um pack de pilhas extra.
 
Última edição:

poiou

New member
Vou referir a minha experiência, que são caminhadas de meio dia com até 15km

Uso um dakota 20 (é um modelo antigo, já não suportado, mas funciona perfeitamente). Funciona a pilhas, por isso se ficar sem bateria a meio do caminho é só trocar.

Posto isto, os GPS com inreach (para além dos inreach, há um gpsmap que também tem funcionalidades inreach) são interessantes por causa da comunicação por satélite, no entanto acho o tarifário caro.

Se me calhar o euro milhões, compro o GPSMAP com funcionalidades inreach.

Para mim, um GPS de caminhada deve ter:
- Bússola
- a bússola permite que num cruzamento, se eu rodar o GPS, o GPS se oriente.
- isto permite saber mais facilmente no cruzamento, qual o caminho seguir, sem ter de experimentar cada caminho a ver em qual o simbolo no GPS se sobrepor no percurso
- Ser a pilhas
- facilita a substituição da bateria, seja quando se esgota, seja se as pilhas se estragarem
- é fácil obter pilhas em qualquer lado
- Ecrã a cores
- Fácil de compreender o mapa

O cartão de memória (em Portugal) não é importante, o mapa de Portugal ocupa pouco espaço, por isso a memória interna do dispositivo chega perfeitamente. No entanto, ao comprar é ter em atenção a memória interna do dispositivo.
Como disse anteriormente, uso um dakota 20 (o 10 é igual ao 20 mas sem a bússola), modelo com quase 15 anos, que comprei em segunda mão no OLX e serve perfeitmente.

Para nós, comuns mortais, um etrex ou edge serve perfeitamente.
No caso dos GPS para caminhada, acho que estando em bom estado de funcionamento, e contando apenas com as funcionalidades de caminhada, qualquer um serve, mesmo que seja antigo.

- Os etrex são a entrada de gama, e quem quiser um GPS novo servem perfeitamente (desde que tenha as funções que referi anteriormente)
-depois há os GPSMAP que são o topo de gama:
- têm antenas melhores e apanham várias tecnologias de GPS (o que em Portugal não tem grande utilidade porque não há grandes problemas em apanhar sinal).
- têm teclas (não têm ecrã táctil), o que pode ser útil para quem usa no inverno, poder usar luvas
- há alguns modelos que têm comunicação por satélite (na minha opinião é interessante, mas o tarifário é caro)
- há também os edge, que apesar de ser a gama de ciclismo:
- também serve para caminhadas (os modelos antigos até tinham o modo de caminhada, os novos, alterando algumas definições também servem)
- os montana juntam as duas coisas, navegação fora de estrada e navegação automóvel:
- pode ser interessante para quem quer um GPS 2 em 1, pode usar no dia-a-dia no carro, e usar nas caminhadas, ou ir de carro para o inicio da caminhada e usar o GPS também na caminhada
 

maar3amt

Administrator
Staff member
Boa Tarde,

Do vosso ponto de vista o que pensam dos GPS TWONAV ?

Quais os prós e contras entre a GARMIN e a TWONAV ?
Boa tarde,

Não posso opinar porque tenho experiência zero com o Twonav em Offroad.

De qualquer maneira ficaria surpreso se a nível de mapas superasse os "Topo Maps" da Garmin.

Vamos ver se aprece alguém com conhecimento de causa.

Cumprimentos
 

poiou

New member
Não conheço a marca mas pelo que parece:
- É tátil (com luvas pode ser complicado)
- O serviço seeme que eles têm, não é como o inreach (por satélite), é um SMS normal, ou seja precisa de estar emparelhado via bluetooth com o smartphone para funcionar, e o smartphone precisa de ter rede
- Tem bussola
- Permite ver as notificações do smartphone
- Os modelos mais caros (550/600€) têm botões (não são touch) e podem funcionar a pilhas

Em resumo, continuo a preferir a Garmin
- Tem provas dadas
- Por 600€ já se encontra Garmin com inreach (comunicação por satélite)
- No entanto, na minha opinião, o inreach é inútil e Portugal, já que é raro o sitio onde não haja rede de telemóvel
- Por 450€ já se compra um bom Garmin (gama gpsmap que é a gama de topo)
 

Agripinu

New member
Eu continuo a fazê-lo via telemóvel mas já há algum tempo que quero dar o passo em frente, no que ao equipamento diz respeito. Tenho andado indeciso entre formato relógio ou formato tipo eTrex. A verdade é que há alturas em que se torna mais chato o uso do telefone, por exemplo tenho andado a fazer algumas vias romanas em Braga, através de um mapa que me foi cedido, e o seguimento tem que ser feito pelo Google Maps.

Estive quase a comprar um Fenix 7 nesta Black Friday mas tenho um amigo que me disse que "vais comprar um Ferrari para fazer o Paris-Dakar" e acabei por não o fazer.

A principal utilidade que lhe iria dar seria o seguimento de trilhos via Wikiloc, normalmente os trilhos que faço são marcados e são sempre registados na app, com posterior opinião e descrição feita por mim. Mas, provavelmente, haverá outros modelos de relógio que farão o mesmo sem a necessidade de doar um rim.
 

poiou

New member
se é apenas para fazer caminhadas, qualquer coisa serve
Pode optar por equipamentos em segunda mão (mesmo um GPS com 10 anos, continua a mostrar o seu caminho e a localização)
Pessoalmente o smartwatch, só vale a pena se o utilizar diariamente. E além disso não gosto de ter de andar a carregar a bateria do relógio.
Se quiser novo, é o mais barato, que serve perfeitamente para o que quer.
 

Agripinu

New member
se é apenas para fazer caminhadas, qualquer coisa serve
Pode optar por equipamentos em segunda mão (mesmo um GPS com 10 anos, continua a mostrar o seu caminho e a localização)
Pessoalmente o smartwatch, só vale a pena se o utilizar diariamente. E além disso não gosto de ter de andar a carregar a bateria do relógio.
Se quiser novo, é o mais barato, que serve perfeitamente para o que quer.

Mas tenho ideia que nem todos os equipamentos permitem fazer a exportação do trilho da APP para o relógio, por exemplo. De maneira a segui-lo no smartwatch.

Optando pelo smartwatch seria para o usar diariamente.
 

poiou

New member
tenho ideia que nem todos os equipamentos permitem fazer a exportação do trilho da APP para o relógio, por exemplo. De maneira a segui-lo no smartwatch.
O que pode não dar é no wikiloc carregar para exportar para garmin. E ai, se o equipamento for compatível e estiver ligado ao pc, ele exporta automaticamente.
Mas dá sempre para guardar o ficheiro gpx no computador e depois enviar para o equipamento.
 
Topo