TBC PR1 - Vale do Tedo

maar3amt

Administrator
Staff member
O PR1 – Vale do Tedo é um percurso pedestre de pequena rota que se inicia na Granja do Tedo sobe a Vale de Figueira, inicialmente por um caminho de calçada até à EN 514. Atravessada esta, continua por um caminho agrícola aparecendo ao lado esquerdo do caminhante um frondoso vale onde as hortas se misturam com pomares, sabugueiros e ramadas de vinha.
Chegado a Vale de Figueira visita-se esta localidade. Após a visita sobe-se por um estradão florestal até à serra (821m de altitude) passando-se de seguida por Corças, onde se inicia a descida para Pinheiros. Aqui, entre outros motivos, é de visitar as gravuras rupestres do Cabeço das Pombas.
Inicia-se depois a descida para vale do Tedo por um carreiro secular que desce serpenteando, passando pela quinta das Cruzes após a qual se toma uma bem conservada calçada até à Ribeira de Goujoim. Passada a ponte, junto ao cemitério, encontram-se as marcas do GR14 – “Rota dos Vinhos da Europa”, por onde o PR1 também decorre.
Sobe-se ao longo do Rio Tedo – courelas (várzeas) amanhadas, os antigos banhos de D. Maria, sabugueiros, pomares, ramadas de vinha e, logo depois, a Granja do Tedo.
(Observação: atendendo que o percurso é circular pode iniciar-se, também, em Vale de Figueira ou em Pinheiros).

Percursos-Pedestres-Norte-de-Portugal-Serra-do-Gerês.jpg

Distância: 13.2 kms
Duração estimada: 05:00
Dificuldade: Fácil
Tipo: Circular
Época do ano: Todo o ano
Concelho: Tabuaço

Inicio do Percurso: 41.068937, -7.614674 ( Ver no Goole Maps )

Mapa do Percurso:
 

Anexos

  • pr1-vale-do-tedo.gpx
    234.9 KB · Visualizações: 57
Última edição:
Topo