VIS PR5 - Rota das Termas de Alcafache

maar3amt

Administrator
Staff member
O circuito pedestre das Termas de Alcafache tem início e fim junto ao balneário termal. Inicie o percurso passando junto à Bica do Penedo de onde brotam as cálidas águas termais e contorne por baixo o edifício do balneário. Siga pelo Parque do Lugar do Banho em direção à calçada pela margem do Dão que acompanha o rio ao longo da sua margem direita.

No final da calçada encontra o Moinho das Três Mós, recentemente recuperado, e onde ancestralmente era moída a farinha para fazer o pão. Aproveite para descontrair e apreciar a magnífica galeria ripícola do rio Dão que ainda aqui se conserva. Siga caminho pela estreita vereda ao longo do rio, que gradualmente se começa entretanto a afastar do rio e em subida.

Ao afastar-se do rio a paisagem muda radicalmente, sendo agora dominada por matos altos. Quando a subida já vai longa, vai encontrar um cruzamento e deverá seguir pela vereda da direita, continuando depois em ligeira descida. Ao passar junto a umas ruínas a vereda bifurca e deverá agora optar pelo caminho da esquerda. Atravesse a estreita ponte pedonal sobre o regato e continue pelo caminho, agora mais largo, e que volta a subir. Continue pelo caminho principal que, agora em descida, se volta a aproximar da povoação. Passe pelas ruínas dos Quartos Novos, onde outrora funcionou uma albergaria para acolher os aquistas, e termine o percurso ao chegar novamente ao balneário termal.

49985905Master.jpg

Distância: 1.8 km
Duração estimada: 01:00
Dificuldade: baixa
Tipo: Circular
Altitude máxima: 250 m
Altitude mínima: 225 m
Época do ano: Todo o ano
Concelho: Viseu
Coordenadas GPS inicio: 40.606035, -7.869370 , ( Ver no Goole Maps )
Mais info

Mapa do Percurso:
 

Anexos

  • rota-das-termas-de-alcafache.gpx
    38.1 KB · Visualizações: 91
Última edição:
Topo