VRM PR7 - Da Sra da Lapa ao Castro de Anissó

maar3amt

Administrator
Staff member
Este percurso de pequena rota, sendo circular, inicia e termina junto ao Santuário de Nossa Senhora da Lapa. Tem uma extensão aproximada de 10 km, com uma duração de 4h30. Este está ao alcance de todos, podendo ser feito por todas as idades, em família ou entre amigos, em qualquer época do ano. Trata-se de um percurso bastante exposto. Apresenta ao longo do seu traçado vários pontos de interesse culturais e naturais.

Acesso ao trilho

Partindo do centro de Vieira do Minho, siga pela EN 304 em direção a Mosteiro. Logo à saída da vila, vai encontrar do lado direito uma indicação para Anissó pela CM599, siga nessa direção durante cerca de 8Km. Em Anissó, siga até Soutelo. Uma vez em Soutelo, vire à direita seguindo a indicação Santuário da Sra da Lapa.

Descrição do percurso

São vários e diversificados os pontos assinalados neste caminho que reúne num mesmo trajeto natureza, património e cultura.

Este percurso inicia junto ao Santuário de Nossa Senhora da Lapa, em pleno coração do monte de Penamourinha. Construída em 1694, esta capela destaca-se pela sua originalidade, uma vez que foi edificada no interior de um penedo imponente. De seguida, através de um passadiço, dá-se início a uma subida por entre formações rochosas até a um miradouro, de onde o caminhante poderá desfrutar de uma vista panorâmica. À medida que desce, poderá observar mais afloramentos rochosos. Após uma caminhada de cerca de 3 km, o visitante chegará ao Castro de Anissó, local majestoso que convida a apreciar uma vista privilegiada sobre a Albufeira do Ermal. Trata-se de um povoado fortificado situado a cerca de 732 metros de altitude que terá sido ocupado entre os primeiros séculos a.C. e a Alta Idade Média. Este ocupa uma área aproximada de 4 hectares circunscrita por três linhas de muralhas construídas em alvenaria granítica de aparelho regular.

Em Anissó, poderá percorrer um caminho antigo com um moinho, uma levada e antigas estruturas que tinham como função impedir a passagem do gado de grande porte, os portelos.

PR7-8.jpg
Distância: 10,04 km
Desnível positivo: 462 m
Dificuldade técnica: Moderada
Desnível negativo: 462 m
Elevação máx: 739 m
Elevação min: 523 m
Tipo de percurso: Circular
Coordenadas GPS inicio: 41.613397, -8.188341 ( Ver no Goole Maps )
Concelho: Vieira do Minho


Onde ficar?

Casa da Laranjeira Turismo Rural
Com acomodações com piscina privada, a Casa da Laranjeira Turismo Rural está localizada em Vieira do Minho.
O alojamento de turismo rural climatizado é composto por 2 quartos separados, uma sala de estar, 2 casas de banho e uma cozinha totalmente equipada com uma máquina de lavar loiça e um micro-ondas. São fornecidas toalhas e roupa de cama.


Mapa do Percurso:
 

Anexos

  • pr7-vrm-sra-da-lapa-ao-castro-de-anisso.gpx
    169.7 KB · Visualizações: 67
Última edição:
Topo